Notícias

Quais as vantagens da ultrassonografia computadorizada?

Como acontece com a tecnologia dos computadores, as máquinas de ultrassonografia provavelmente ficarão mais rápidas e terão mais memória para armazenar os dados. E, segundo os especialistas uma das mais importantes vantagens da ultrassonografia é a ausência de radiação ionizante. Ela pode fornecer informações clinicamente úteis sem provocar danos biológicos significativos no paciente. Isso é particularmente importante em obstetrícia e também na população pediátrica.

Segundo o médico, clínico geral e especializado em ultrassonografia, Rodrigo Gondro (CRM 18446-PR 10568-SC) a ultrassonografia, também conhecida por ecografia e ultrassom é um dos mais modernos exames de diagnóstico que serve para visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo.

Diagnosticar a gravidez ou avaliar o desenvolvimento do feto é apenas um dos benefícios da ultrassonografia.  Segundo o médico, com a ultrassonografia é possível diagnosticar doenças do útero, trompas, ovários, visualizar as estruturas dos músculos, articulações, tendões ou para visualizar qualquer outra estrutura do corpo humano. Mas, deve ser feita num laboratório devidamente regularizado e sempre sob indicação médica, para auxiliar no diagnóstico ou tratamento das mais diversas situações.

 

Como é feito o exame?

A realização do paciente é simples, basta colocar o paciente deitado numa maca, colocar uma fina camada de gel na pele e posicionar o transdutor do ultrassom (um tipo de scanner) em cima deste gel. O aparelho irá gerar imagens que podem ser vistas num computador.

 

Ultrassonografia 3D e 4D

​A ultrassonografia 3D é um tipo de exame que permite uma melhor visualização da estrutura a ser estudada, conferindo um aspecto mais real. A ultrassonografia em 4D além de permitir uma ótima observação do bebê ainda dentro da barriga da mãe, consegue captar seus movimentos em tempo real.

Há também a ultrassonografia morfológica, um tipo especial de ultrassom que deve ser realizado na gravidez, entre as 20 e 24 semanas de gestação, para verificar se o bebê está se desenvolvendo corretamente ou se ele apresenta alguma malformação, como a Síndrome de Down, mielomeningocele, anencefalia, hidrocefalia ou cardiopatias congênitas.

 

Ultrassonografia pélvica

A ultrassonografia pélvica é indicada para visualizar estruturas como útero, ovários e vasos sanguíneos desta região, podendo ser necessária para diagnosticar endometriose. Ela pode ser realizada colocando o transdutor na parte superior da barriga ou dentro da vagina, e neste último caso ela é chamada de ultrassonografia transvaginal.

 

Serviço

Quer saber mais sobre a ultrassonografia computadorizada?

Dr. Rodrigo Gondro (CRM 18446-PR 10568-SC)

Clinica Canaã. Av. Mal. Floriano Peixoto, 681, Mafra/SC

doutor@rodrigogondro.com.br

3643-6956

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *