Destaques

Se existe um paraíso no Brasil, ele se chama Lençóis Maranhenses!

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

 

Se tem uma coisa que eu curto, é me aperfeiçoar nos detalhes e informações do meu destino. Durante quase um ano eu fazia ponte aérea Curitiba – São Luís do Maranhão, onde morei durante esse período por questões profissionais (projeto portuário), vou dividir com vocês informações sobre um dos mais espetaculares destinos desse “Brasilzão”!

 

Todos sabemos que o Brasil é um país imensamente rico na diversidade do clima, cultura e povos, temos aproximadamente 8.516.000 km² divididos em um dos maiores ecossistemas do mundo.

 

Hoje iremos conhecer um dos destinos mais conhecidos e procurados pelos turistas nacionais e internacionais:

 

Os Lençóis Maranhenses!

 

Você sabia que o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem o tamanho da cidade de São Paulo?

 

 

Uma área absurdamente gigante com 1.550 km², sendo dividida nos “grandes Lençóis” e “pequenos Lençóis; conheci os Lençóis em 2013 e minha última visita foi em maio de 2014, a diferença dos pequenos lençóis para os grandes lençóis está na pigmentação da areia, nos pequenos a areia tem uma cor mais acentuada quase “marrom”, enquanto nos grandes lençóis a areia é impressionantemente clara, branca e fina.

 

O Parque Nacional dos Lençóis localiza-se no nordeste do Brasil, mais precisamente no Estado no Maranhão, a cerca de 250 km da capital São Luís, na cidade de Barreirinhas.

 

Barreirinhas é uma “pequena” cidade de 60 mil habitantes com uma grande variedade de Hotéis, Pousadas e Resorts, os preços são aproximados, mas a sacada está na diferenciação dos serviços (ex: um passeio “free” pelo rio Preguiças), a principal dica é pesquisar as avaliações de cada estabelecimento, elas podem ser obtidas em sites de venda online (Ex: Booking) ou até mesmo TripAdvisor. Além da variedade de Hotéis, Barreirinhas é uma cidade tipicamente “sossegada”, fica à beira do rio Preguiças onde você encontra diversos tipos de passeios com barcos, lanchas e até mesmo Jet ski.

 

 

Como fazer para ir ao Parque dos Lençóis?

 

Se você tem disponibilidade de planejar a sua viagem, a dica é pegar um voo até a capital São Luís onde você encontrará uma infinidade de pequenas agências de viagens, todas com uma vasta diferenciação de preços, na maioria das vezes o que está incluso é o translado de São Luís a Barreirinhas com horários sempre bem determinados, hospedagem em hotéis a sua escolha e os passeios pelos Lençóis, que normalmente podem ser feitos com a presença de Guias Turísticos, por conta da grandiosidade da área do Parque, acreditem, várias pessoas já se perderam.

 

O Parque dos Lençóis encontrasse intocável pela ação do Homem, isso garante a sobrevivência daquele rico ecossistema. Normalmente os passeios até os grandes Lençóis são feitos por caminhonetes 4×4 com escape elevado, por que os pântanos chegam a ficar alagados até um metro acima do solo, portanto é impossível você não se molhar, após a aventura (cerca de 40 minutos) você avistará o início das dunas, acredite, a aventura tem sua recompensa!

 

Melhor época de se visitar o Parque é de julho a outubro, pois já passou o período das chuvas, e as lagoas que que se formam nos vales das dunas estão todas cheias, mostrando o melhor dos lençóis. A cor da água das lagoas é intensamente cristalina, algumas lagoas refletem cores azuis e verdes com uma temperatura muito agradável para o banho e mergulho. Além do banho nas lagoas, os turistas podem se aventurar descendo os paredões de areia com prancha, alguns se arriscam com papelão mesmo (risos).

 

Tenho certeza que a diversidade dos passeios e o gostinho de aventura, fará você escolher como seu próximo destino o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

 

 

Boa semana Riomafrenses!

 

VER PRIMEIRO

Agora, que tal seguir o nosso Twitter e curtir a nossa página no Facebook? Para que você possa continuar acompanhando os melhores posts sobre Rio Negro e Mafra, diariamente, em suas redes sociais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *