Destaques

Distúrbios do sono e suas implicações danosas podem ter relação com o lugar que você dorme

Segundo Davison Rocha, não dormir o suficiente leva a um aumento do risco de doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial, mas também a um aumento do risco de obesidade, diabetes, depressão e problemas ao nível da cognição.

 

Segundo estudos científicos, investir na qualidade do sono é uma das formas mais eficaz de melhorar a qualidade de vida. Entretanto, o stress do dia a dia, associado aos colchões e travesseiros que utilizamos podem ser os grandes vilões, o que leva invariavelmente a noites mal dormidas. Fatores que têm consequências nem sempre perceptíveis, mas bastante graves para a nossa saúde.

Segundo o psicoterapeuta e psicanalista clínico, Davison Rocha, não dormir o suficiente leva a um aumento do risco de doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial, mas também a um aumento do risco de obesidade, diabetes, depressão e problemas ao nível da cognição. “Uma simples noite sem dormir pode provocar alterações no nosso cérebro, que não nos permitem pensar corretamente. O prolongamento desta situação pode levar a problemas de memória e até mesmo distúrbios emocionais, e quando o nosso cérebro não consegue funcionar corretamente, todo o corpo é afetado”, explica.

Ainda segundo Davison, a privação de sono e noites mal dormidas levam ao enfraquecimento do organismo, que afeta a produção de anticorpos e proteínas essenciais para o sistema imunitário. Desta forma, ficamos mais suscetíveis à contração de doenças como a gripe, e o nosso corpo tem mais dificuldades em combater essas mesmas doenças. “Estes distúrbios afetam a produção de hormônios cuja função é regular a digestão e controlar a saciedade. Por isso ficamos com mais apetite e procuramos alimentos mais calóricos para nos saciar, o que leva à acumulação de gorduras e ao risco mais elevado de obesidade e de diabetes”, diz.

Prevenção

Muitas dicas são extraordinárias neste sentido como um chá relaxante antes de dormir, atividade física regular (sempre respeitando que a mesma não aconteça próximo ao período do sono), práticas relaxantes como yoga e meditação, um bom colchão, alimentação adequada dentre outros e caso persistam os sintomas a procura de ajuda médica é fundamental.

Como já citado pelo especialista, uma boa noite de sono também pode ser influenciada pelo seu colchão, e a tendência que veio para ficar é o colchão terapêutico com espuma viscoelástico que entre seus benefícios estão a capacidade de modelar as curvas de seu corpo, alinhando pescoço e coluna corretamente, ser sensível a temperatura corporal, proporcionar maior conforto em áreas doloridas, manter a mesma temperatura durante a noite, e não acumular pó, ácaros, sujeiras e de quebra, proporciona um sono extraordinariamente confortável.

Em Mafra, o colchão terapêutico com espuma viscoelástico pode ser encontrado na Loja Sarasvati, a um preço acessível, com 10 anos de garantia e parcelado em 12 x sem juros.

 

Quer saber mais?

Loja Sarasvati

Em Mafra, Rua Felipe Schimdt, 1418, Centro

3642-5594

 

 

 

VER PRIMEIRO

Agora, que tal seguir o nosso Twitter e curtir a nossa página no Facebook? Para que você possa continuar acompanhando os melhores posts sobre Rio Negro e Mafra, diariamente, em suas redes sociais.