Rio Negro

Segunda licenciatura na Uninter amplia atuação e oportunidades profissionais

A Uninter contará neste ano com 16 cursos de Segunda Licenciatura e de Formação Pedagógica na modalidade de educação a distância (EAD). Agora em fevereiro, no início do ano letivo, estão disponíveis inscrições para Pedagogia, Letras, Matemática e Geografia. Em setembro entrarão mais quatro cursos nas duas modalidades, somando oito. São eles: Filosofia, Sociologia, Artes Visuais e História.

 

 

A Segunda Licenciatura é oferecida ao profissional que já possuí a primeira e agora deseja focar em termos de conceitos e conteúdo a parte específica da área. Já a Formação Pedagógica está disponível para o tecnólogo ou bacharel que gostaria de atuar na área de ensino, ou seja, ser professor. Esta é mais voltada para avaliação, metodologia, trato em sala de aula, rotinas e como desenvolver a temática. Ambas autorizam o exercício da docência na escola de educação base. A diferença é que a primeira fornece diploma e a segunda, uma certificação.

 

A coordenadora dos cursos de Segunda Licenciatura e Formação Pedagógica, professora doutora Marcia Regina Mocelin, ressalta a importância dessas novas modalidades e o diferencial da instituição. “É uma ampliação da formação profissional, não é um complemento, mas uma graduação completa, focada nas disciplinas de atuação. Nossos maiores diferenciais são profissionais capacitados, com formação específica para atender da melhor forma quem busca esses cursos, e o material didático específico e complementação no AVA [Ambiente Virtual de Aprendizagem]. Tudo isso com a qualificação de uma formação Uninter”, afirma.

 

A carga horária das formações é mais curta, 12 meses para a Segunda Licenciatura e 16 meses para a Formação Pedagógica. Uma das vantagens também é que as modalidades contam com disciplinas flexíveis (estágio, TCC), que ficam em aberto para um momento mais apropriado, em função da disponibilidade do aluno, e podem ser realizadas a qualquer momento até a conclusão do curso.

 

As formações são válidas para todo o Brasil e obedecem à legislação do MEC, proposta no Plano Nacional de Educação, que prevê até 2024 um reforço na formação dos profissionais da área da educação. O professor doutor Wilson da Silva, tutor do curso de Segunda Licenciatura em Pedagogia da Uninter, conta que a modalidade existe há pouco menos de três anos e já está com quase 10 mil alunos em todo o Brasil. Grande parte deles são pessoas que visam ao concurso público. Recentemente, 30 alunos do polo da Uninter em Criciúma (SC) passaram no concurso e já estão atuando na área, prova de que o curso é sucesso garantido.

Publicidade

VER PRIMEIRO

Agora, que tal seguir o nosso Twitter e curtir a nossa página no Facebook? Para que você possa continuar acompanhando os melhores posts sobre Rio Negro e Mafra, diariamente, em suas redes sociais.