Destaques Política

Conheça os possíveis candidatos a governador de Santa Catarina

Os catarinenses vão às urnas para eleger seu novo governador no dia 7 de outubro, é provável que os principais candidatos sejam Décio Lima (PT), Gelson Merisio (PSD), Mauro Mariani (PMDB) e Paulo Bauer (PSDB). Outros nomes também figuram na lista, além do mais, nos próximos meses as negociações, conchavos e acertos políticos vão tomar conta da agenda política do estado e seguindo a lógica das eleições anteriores, as disputas pelo comando do Estado são marcadas por definições de última hora na composição de candidaturas.

 

Conheça um pouco mais sobre os possíveis candidatos

 

Décio Lima (PT)

O advogado e professor Décio Nery de Lima, 58 anos, foi líder de movimento sindical na década de 80. Eleito vereador e prefeito em Blumenau, marcou sua carreira política na defesa dos interesses populares e movimentos de trabalhadores. Foi superintendente do Porto de Itajaí e está em seu terceiro mandato como deputado federal.

https://www.facebook.com/deciolimapt/

 

Gelson Merisio (PSD)

Formado em administração, é deputado estadual e presidente estadual do PSD. Iniciou sua trajetória na política aos 22 anos, ao ser eleito vereador em Xanxerê. Aos 52 anos, Gelson Luiz Merisio, foi também presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina (Facisc) e vice-presidência da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB).

https://www.facebook.com/gelsonmerisio/

http://www.gelsonmerisio.com.br/

 

Mauro Mariani (MDB)

O deputado federal Mauro Mariani, 54 anos, é formado em tecnologia em gestão pública, foi prefeito em Rio Negrinho, deputado estadual e é presidente estadual do MDB. Se confirmado sua presença na disputa pelo comando do Estado, será a primeira vez que o Planalto Norte terá um representante. Pesa contra Mariani as disputas internas do próprio partido e o fato de não ser tão conhecido no restante do estado, mas tem o apoio do vice-governador, Pinho Moreira.

https://www.facebook.com/mauromariani15/

 

Paulo Bauer (PSDB)

O senador Paulo Roberto Bauer, 61 anos, é formado em ciências contábeis e administração de empresas. Foi deputado estadual, secretário de Estado da Educação, vice-governador e deputado federal em quatro mandatos e em outubro de 2010, foi eleito senador da República.

Em 2014 Paulo Bauer conquistou 30% dos eleitores na disputa pelo estado, nas recentes pesquisas é apontado como um forte candidato.

https://www.facebook.com/paulobauer/

http://www.paulobauer.com.br/

 

 

Outros possíveis candidatos

 

Esperidião Amim (PP)

Torcedor entusiasmado do Avaí Futebol Clube, formado em administração, direito, mestre em administração e doutor em engenharia e gestão do conhecimento, Esperidião Amin Helou Filho, foi reeleito deputado federal em 2014 com a maior votação da história. Figura presente no cenário político, Amim foi prefeito de Florianópolis, deputado federal, governador de Santa Catarina, senador e até candidato a Presidente da República (1994).

https://www.facebook.com/esperidiaoamin/

http://www.esperidiaoamin.net.br

 

Pinho Moreira (MDB)

Vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira é médico cardiologista, foi prefeito de Criciúma, deputado federal e um dos responsáveis pela centralização administrativa em Santa Catarina, levando o governo a todas as regiões do Estado. Embora seja nome forte no estado,  já sinalizou que prefere apoiar Mauro Mariani.

https://www.facebook.com/eduardopmoreiraoficial/

http://eduardopinhomoreira.com.br/

 

Napoleão Bernardes (PSDB)

Outra opção do PSDB é o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes Neto, ele tem 36 anos, é advogado, professor universitário e radialista. Também foi vereador e ao vencer a eleição em 2012 foi eleito o mais jovem prefeito de Blumenau.

https://www.facebook.com/NapoleaoBernardes/

 

Luciano Hang (Sem partido)

O mais novo expoente da classe de empresários que resolveram se lançar na política é o fundador da Havan, Luciano Hang. Aos 55 anos, ele comanda uma rede com mais de 12 mil trabalhadores e faturamento de mais de 4 bilhões/ano. A Havan está presente em 15 estados e conta com mais de 100 unidades. Sua presença nas redes sociais em nos comerciais de TV é cada vez maior e é uma excelente aposta para o pleito.

https://www.facebook.com/LucianoHangOficial/

 

Vale lembrar

Todos os nomes apresentados são de possíveis pré-candidatos. As convenções que definira as candidaturas ocorre entre 20 de julho e 5 de agosto e as chapas deverão ser inscritas até o dia 15 de agosto. Se tiver, o segundo turno será no dia 28 de outubro. O eleitor votará seis vezes: para presidente, governador, deputado federal, estadual e duas vezes para senador.

 

Publicidade

 

VER PRIMEIRO

Agora, que tal seguir o nosso Twitter e curtir a nossa página no Facebook? Para que você possa continuar acompanhando os melhores posts sobre Rio Negro e Mafra, diariamente, em suas redes sociais.