Mafra Notícias

Associação dos Ostomizados terá sede própria em Mafra

A obra foi viabilizada através de permuta com uma construtora mafrense, onde a AMO cedeu o terreno em troca da construção da sala de 160m². A empreitada está em fase final e dentro de três meses será inaugurada

 

Após 20 anos de funcionamento, a Associação Mafrense da Pessoa Ostomizada (AMO), finalmente terá um lugar para chamar de seu: a nova sede deve ser entregue em breve com uma estrutura pronta para atender os 26 associados na Rua 7 de Setembro, no Bairro Buenos Aires.

 

 

O presidente da AMO, Marcial José Przybyela, explica que a construção só foi possível após fechar parceria com uma construtora mafrense em forma de permuta: a associação cedeu o terreno e em contrapartida receberá a sala de 160m² completamente pronta. O lote foi doado pela Associação dos Patrulheiros Rodoviários Federais no ano de 2014 e agora, depois de 4 anos, finalmente será utilizado para a tão sonhada sede própria.

navigate_before
navigate_next

Os móveis, equipamentos e materiais necessários para a composição interna da sala vão ser comprados através das doações que a AMO recebe. Marcial explica ainda que os apartamentos construídos sob a sede não pertencem à instituição e também não vão gerar retorno financeiro através de venda ou locação.

Presidente da AMO, Marcial José Przybyela, esclareceu dúvidas sobre a sede que está sendo construída

Nós queremos deixar claro que apenas a sala no térreo pertence à associação, não teremos lucro algum com os apartamentos que são da construtora. Também gostaríamos de esclarecer aos que tem dúvidas que a diretoria da AMO fez sondagens para saber quanto custaria a obra e constatou a sua inviabilidade. Só para realizar a topografia do terreno e construção dos muros, seria necessário aproximadamente 70 mil reais. Este valor é impossível para a associação, nós sobrevivemos através de doações”, explica Marcial.

 

Agradecimento pelas doações e apoio a instituição

Em nome da AMO, o presidente Macial faz um agradecimento especial a todas as pessoas que ajudam a associação através de doações, as quais são totalmente revertidas para a manutenção dos serviços ofertados as pessoas ostomizadas. “Sem as doações não temos como manter a associação funcionando e agradecemos ao apoio de quem sempre nos ajuda e acredita no nosso trabalho”, finaliza.

 

O que é uma pessoa ostomizada?

Uma pessoa ostomizada é aquela que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação. Essa abertura chama-se ostoma.

 

O ostoma não pode ser controlado voluntariamente, por isso a pessoa precisa utilizar uma bolsa coletora, um direito fundamental para a sua qualidade de vida. A Associação Mafrense da Pessoa Ostomizada atende pessoas com Ostomia Intestinal, Urinária ou com Fístulas.

 

Doações

Quer ajudar a associação? A AMO aceita doações de qualquer valor através da Conta Corrente 52.239.871-4, Agência 0206-2, Banco do Brasil. Mais informações sobre o trabalho desenvolvido, prestação de contas e serviços ofertados pela AMO podem ser obtidos através dos e-mails amomafraostomizados@outlook.com.br e marcialjp@ibest.com.br

 

VER PRIMEIRO

Agora, que tal seguir o nosso Twitter e curtir a nossa página no Facebook? Para que você possa continuar acompanhando os melhores posts sobre Rio Negro e Mafra, diariamente, em suas redes sociais.