Mafra

Mafra será a cidade pioneira em Santa Catarina a receber Curso de Língua Ucraniana

Inicia neste sábado (14),  no Centro de Educação do Município de Mafra/CEMMA,  com solenidade de implantação oficial às 8h15min, e Aula Magna às 9 horas, o Curso de Língua Ucraniana. Mafra será a cidade pioneira em Santa Catarina a receber o curso, que pretende se estender a outros municípios catarinenses. Com duração de três semestres, as aulas serão ministradas à distância a partir da Instituição Educacional da Ucrânia, aos sábados, das 9 às 11 horas.

 

O curso faz parte do projeto de  extensão da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná-Unicentro, mediante convênio com a Universidade Pedagógica Nacional MyKhailo P. Dragomanov, de Kiev, Ucrânia, promovido pela Representação Central Ucraniano-Brasileira – RCUB e apoiado pela Associação Ucraniana Catarinense Ivan Frankó. O município de Mafra é parceiro do projeto, cedendo espaço físico e equipamentos de multimídia para a viabilização da transmissão das aulas.

 

Mantendo viva a cultura ucraniana

O Curso de Língua Ucraniana tem por finalidade preservar as tradições, costumes, gastronomia, manifestações religiosas e artísticas entre os descendentes, mantendo viva a cultura ucraniana.  Em Santa Catarina a colonização Ucraniana se verificou mais fortemente  nas regiões do planalto norte e litoral norte, onde estão estabelecidas mais de 30 comunidades, distribuídas em 11 municípios. Em Mafra destaca-se a comunidade da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Rito Bizantino Católico, na Vila Ferroviária.

 

Publicidade

 

VER PRIMEIRO

Agora, que tal seguir o nosso Twitter e curtir a nossa página no Facebook? Para que você possa continuar acompanhando os melhores posts sobre Rio Negro e Mafra, diariamente, em suas redes sociais.