Política

Câmara discute inclusão da Semana Municipal de Atenção ao Idoso no calendário oficial

De autoria da vereadora e presidente do PTB Mulher Mafra, Claudia Maria Bus, o Projeto de Lei Nº 04/2018, inclui no Calendário de Eventos Oficiais do Município de Mafra a Semana Municipal de Atenção ao Idoso, se aprovado, anualmente, na semana do dia 1º de outubro eventos alusivos ao Dia Internacional do Idoso deveram ser programados.

 

Segundo a vereadora um dos objetivos do Projeto de Lei, é estabelecer programas para fortalecer a imagem do idoso na sociedade e conquistar o respeito das demais gerações. “É preciso sensibilizar e demonstrar a importância do idoso para a sociedade, só assim, vamos proporcionar meios de comunicação, convívio social, troca de experiências entre os idosos e as demais gerações”, explica.

 

Ainda segundo a vereadora, conscientizar o idoso dos problemas de saúde característicos da idade e o incentivo para realização de exames preventivos periodicamente, também devem ser priorizados na Semana Municipal de Atenção ao Idoso. “O poder público precisa estimular a prática esportiva como fator de promoção de saúde e bem estar. E somando todas essas iniciativas vamos resgatar a autoestima para o melhor convívio social do idoso”, diz.

 

Vereadora Claudia Maria Bus

 

Saiba mais

O Dia Internacional do Idoso foi instituído em 1991 pela (ONU) Organização das Nações Unidas, tendo como objetivo conscientizar, demonstrar e sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de cuidar e proteger a população idosa.

 

Para a vereadora, a mensagem que deve transmitir a semana do idoso é a de que são muito importantes na nossa sociedade que, sua sabedoria, adquirida ao longo dos anos, não é passível de substituição pela internet, seus conselhos devem ser levados em conta devido a sua experiência e histórias devem ter vez nesse mundo tecnológico. Tudo isso é de suma importância para a sociedade, não só mafrense, mas brasileira.

 

“Apesar do estatuto do idoso assegurar os direitos dos mais velhos na sociedade brasileira, grande parte da população ainda os trata com desrespeito e negligenciam seu valor. Deve-se ter como exemplo os países orientais, onde a sabedoria dos mais velhos é apreciada, e caso queiram tomar alguma decisão importante não hesitam em ouvir seus conselhos”, pontua.

 

O aumento da expectativa de vida no Brasil, atualmente ultrapassa os 71 anos de idade, representa um desafio para toda a sociedade, que deve estabelecer melhores meios de amparo aos idosos.

 

Em 2014, os idosos no país eram aproximadamente 26,3 milhões, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representava 13% da população naquele ano. A expectativa é que esse percentual aumente e que, em 2060, chegue a 34%, segundo previsão do instituto.

 

Publicidade

 

VER PRIMEIRO

Agora, que tal seguir o nosso Twitter e curtir a nossa página no Facebook? Para que você possa continuar acompanhando os melhores posts sobre Rio Negro e Mafra, diariamente, em suas redes sociais.