O cultivo do pêssego e ameixa em Rio Negro

Sítio Serrinha marca 25 anos de pioneirismo na produção de pêssegos e ameixas.

 

 

O Agromix desta semana percorre o interior de Rio Negro para conhecer os encantos do Sítio Serrinha, em Lageado dos Vieiras. O produtor rural Gilberto Baümel, há mais de 25 anos, iniciou um projeto inovador na região: o cultivo de pêssegos e ameixas.

 

“Desde que decidi ser agricultor, queria investir em um produto diferente do fumo, que na época era o carro-chefe da região. Quando apareceu a oportunidade de produzir pêssego e ameixa, eu achei interessante e comecei”, conta.

 

A propriedade fica aberta para visitação o ano inteiro, mas a partir de agosto, as floradas começam a deixar o ambiente mais colorido e aconchegante.

 

A produção e venda começam em novembro, quando o pêssego e a ameixa estão no ponto ideal de maturação e vão até janeiro, quando a safra termina. Neste período, a visitação e degustação é gratuita. O cliente só paga o que levar para casa.

 

Segundo Gilberto, os desafios são grandes, mas não impedem a família de se dedicar ao cultivo dos frutos. “No início, o desafio era a falta de conhecimento, sobre o plantio, poda e cultivo. Também já tivemos que lidar com doenças e pragas. Mas hoje o desafio maior está no comércio e na mão de obra”, disse.

 

Apesar das dificuldades, o produtor garante que o público consumidor é fidelizado e cresce ano após ano, pois os frutos produzidos no sítio são referência de sabor e qualidade. Uma prova são os clientes que não medem esforços e se deslocam do Centro do município, por 60 quilômetros de distância em estrada de chão, em busca do produto.

 

“O segredo é a qualidade do produto. A gente procura manter a qualidade do início até o fim do cultivo, levando ao consumidor os frutos no ponto ideal de consumo”, disse.

 

Para entrar em contato com a propriedade, clique aqui.