Transformação digital amplia oferta de conteúdo no Riomafra Mix

Novos serviços são reflexos do crescente consumo de rádio e podcasts online.

Foto: Douglas Dias

 

 

A disseminação e popularização da conectividade mudou a forma como realizamos diversas atividades em nosso dia a dia e, também, a maneira como escutamos rádio.

 

Essa transformação constante fortalecida pela internet trouxe um potencial incrível para que o rádio alcançasse uma grande quantidade de ouvintes, seja nos meios tradicionais ou digitais.

 

De uns anos pra cá, o consumo de rádio pela internet cresceu cerca de 186% no Brasil, segundo uma pesquisa da Kantar Media, líder global em consumo de mídia e consultoria. Estes ouvintes se destacam pela relação próxima com novas tecnologias e diferentes dispositivos, como smartphones, tablets e computadores.

 

Segundo a pesquisa, 46% dos brasileiros ouvem o veículo de forma tradicional, e 12% já optam pela versão digital. Ao mesmo tempo, 51% usam alguma ou as duas formas. Além disso, cerca de 28% dos brasileiros ouvidos afirmam que mudaram sua forma de consumir rádio da versão tradicional para a online.

 

Podcasts

A pesquisa também aborda outro fenômeno midiático e que ganhou bastante destaque recentemente, os podcasts. Este tipo de mídia é muito semelhante a um programa de rádio. A diferença é que fica disponível para que o consumidor escute quando quiser.

 

Os podcasts, hoje, já se consolidam além das plataformas de áudio. O YouTube, plataforma conhecida pela transmissão de vídeos, vê hoje uma expansão das transmissões desse tipo de conteúdo por ali, inclusive expandindo seu investimento para criadores desse conteúdo.

 

Atualmente, 28% dos ouvintes de rádio já aderiram ao formato. Entre os gêneros favoritos dos brasileiros, estão comédia e entretenimento (63%), notícias e política (51%) e negócios e finanças (44%).

 

Transformação digital no Riomafra Mix

Com a proposta de se manter atualizado às transformações digitais, o Riomafra Mix lançou dois novos serviços que buscam aprimorar o jornalismo local e ampliar a oferta de conteúdo aos internautas.

 

Em março, o Riomafra Mix completou cinco anos de história e lançou o podcast “Em Pauta” e uma web rádio. A proposta do podcast é conversar com os riomafrenses numa tendência mundial de entrevistas mais descontraídas. Já a web rádio conta com uma programação especial de músicas e notícias locais de hora em hora.

 

Segundo o diretor do Riomafra Mix, jornalista Douglas Dias, a proposta dos serviços é criar um espaço dinâmico de informação e entretenimento para o consumidor, fortalecendo a presença do jornal nas novas mídias.

 

“Queremos estar na internet, na mídia impressa e nas plataformas de vídeo e de áudio. A proposta é ampliar o cardápio de conteúdo, possibilitar conversas com personalidades importantes para Riomafra e região e continuar investindo em tecnologia e informação de forma independente e comprometida”, ressalta.

 

Clique aqui para acessar o podcast.

Clique aqui para acessar a web rádio.