Daniel Petreça

Um olhar preventivo e científico sobre bem-estar, qualidade de vida e atividades físicas.

Como se motivar para fazer atividade física?

Depois de um tempo, a atividades física pode começar a ficar entediante ou desmotivante. Confira algumas dicas que podem te ajudar a manter sua rotina de exercícios.

Foto: Divulgação

 

 

Possivelmente você já começou a fazer atividade física e em algum momento teve recaída e retornou a ser inativo, acertei?

 

Quando você faz atividade física, seu corpo libera substâncias químicas chamadas endorfinas. A endorfina é uma substância natural produzida pelo cérebro e elas interagem na redução da percepção da dor, mesmo quando você está alongando os músculos ou fazendo movimentos rigorosos. As endorfinas também desencadeiam uma sensação positiva no corpo, semelhante à da morfina.

 

Entretanto, depois de um tempo, sua rotina de atividades físicas pode começar a ficar entediante ou desmotivante. Você vai para academia e parece que apenas está repetindo movimentos, quase como um robô. Seu progresso começa a se tornar uma tarefa árdua ao invés de algo que você gosta.

 

Algumas dicas podem te ajudar a manter a rotina de atividades físicas:

 

– Ouça os sinais do teu corpo: alguns dias você está se sentindo bem, e isso é motivação suficiente. Se você acha que está com vontade, dispenda essa energia positiva em uma caminhada, uma aula de ioga, uma corrida no quarteirão ou em uma atividade física que nunca fez. Se você não estiver bem, ouça seu corpo e, em vez disso, reserve um tempo para recarregar.

 

– Seguir sempre o mesmo programa de exercícios físicos pode ser chato. Todos adoram novidades. Procure programar exercícios físicos que incorporem pequenas variações de semana para semana. Varie a intensidade, a duração e os estímulos. Um profissional de educação física pode te ajudar nisso.

 

– Ter um propósito para a prática também pode ajudar. Pergunte a si mesmo, por que você está se exercitando? Você quer melhorar uma condição de saúde? Quer melhorar a massa muscular? Essa é uma motivação intrínseca. Essa forma de motivação vem de dentro (como melhorar seu bem-estar geral), e não de pressões externas (como alcançar um “corpo de verão”). Ela é importante para definir o real motivo da prática.

 

– Tente também definir pequenas metas diárias, para que, depois de alcançá-las, você se sinta um campeão. Desafie-se a completar apenas 10 minutos pulando corda ou cinco flexões por dia. Essas pequenas metas podem ter um grande retorno ao longo do tempo.

 

– Apesar de algumas pessoas trabalharem muito bem sozinhas, outros nem tanto. Diante disso, ter apoio social pode ser muito bom para a consistência na rotina de exercícios físicos. Muitos precisam de companhia e encontram motivação em treinar com os amigos. Se você é um destes, encontre alguém que tenha objetivos semelhantes

 

– Tenha paciência e comemore cada conquista. Você deve saber que aumentar seu nível de condicionamento físico pode demorar um pouco. A busca pelo condicionamento físico é uma longa jornada. Encontre motivação para seguir seu plano e logo você começará a notar mudanças.

 

Tem dúvidas? Eu posso te ajudar. Envie um e-mail pra mim e vamos continuar esse papo ([email protected])