Daniel Petreça

Um olhar preventivo e científico sobre bem-estar, qualidade de vida e atividades físicas.

Comportamento sedentário pode aumentar o risco de AVC

Estudo concluiu que apenas 25 minutos de atividade física moderada podem reduzir o risco de acidente vascular cerebral em 40%.

Foto: Divulgação

 

Continua após a Publicidade

Continua após a Publicidade

 

A pandemia da covid-19 fez com que as pessoas diminuíssem o nível de atividade física. Todavia, manter comportamentos sedentários pode ser prejudicial à saúde.

 

Um estudo publicado recentemente demonstrou que pessoas que ficavam 13 horas por dia em comportamento sedentário (sentado, deitado, no computador ou assistindo TV) tinham 44% mais chances de ter um AVC do que àquelas que ficavam menos de 11 horas. A pesquisa ainda revelou que em idosos, cada hora sentada aumentou o risco de AVC em 14%. E como reverter essa situação?

 

A atividade física pode reduzir o risco de acidente vascular cerebral?

Sim. O estudo concluiu que apenas 25 minutos de atividade física moderada (aquelas que apresentam um aumento da respiração) podem reduzir o risco de acidente vascular cerebral em 40%. A atividade física pode minimizar o risco de acúmulo de gordura nas artérias, diminuindo assim o risco de doenças cardíacas. Comece optando por uma atividade física nos seus momentos de lazer. Convidar amigos e familiares pode ajudar você a se manter ativo.

 

Mas, o que é o Acidente Vascular Cerebral?

O acidente vascular cerebral (AVC) é uma condição com risco de vida que é desencadeada quando o suprimento de sangue e oxigênio para o cérebro é interrompido devido a um bloqueio nas artérias. O AVC é atualmente a segunda causa mais comum de morte e a terceira causa mais comum de incapacidade em todo o mundo, traduzindo-se em aproximadamente 6,5 milhões de mortes por AVC, 113 milhões de anos de vida ajustados por incapacidade e 10,3 milhões de novos AVCs em todo o mundo.

 

Fique atento aos sintomas de um AVC

Ao mínimo sinal, um médico deve ser procurado. Alguns sintomas podem ser observados como: rosto caído de um lado; incapacidade de levantar os dois braços e mantê-los elevados devido a fraqueza ou dormência; fala arrastada e distorcida – pode-se perder a capacidade de falar e compreender as coisas.

 

O estilo de vida saudável é a melhor opção para uma vida mais plena e com qualidade. Invista na sua saúde.

 

Eu posso te ajudar a ser mais ativo e manter um estilo de vida mais saudável. Envie um e-mail com sua dúvida e contribua com a coluna: [email protected].