Daniel Petreça

Um olhar preventivo e científico sobre bem-estar, qualidade de vida e atividades físicas.

Corra, se não a demência vem aí!

A demência é uma síndrome clínica de várias doenças cerebrais complexas.

 

Estudos têm demonstrado os benefícios da corrida na prevenção da demência.

 

Mas o que é demência?

A demência é uma síndrome clínica de várias doenças cerebrais complexas. Ela é responsável por um declínio progressivo nas funções cognitivas interferindo na independência do indivíduo.

 

A pesquisa publicada na The Lancet Public Health, umas das maiores revistas médicas do mundo, revelou que manter ou melhorar a aptidão cardiorrespiratória ao longo do tempo pode reduzir o risco de incidência e mortalidade de demência, atrasar o início e aumentar a longevidade após o diagnóstico.

 

O estudo revelou que homens e mulheres com aptidão cardiorrespiratória alta ou que melhoraram ao longo da vida tiveram 40 a 50% de risco reduzido de demência e 30 a 40% de risco reduzido de mortalidade relacionada à patologia.

 

Ainda, um atraso de dois anos no início da demência e ganho de 2 a 3 anos de vida quando comparados a indivíduos com aptidão cardiorrespiratória baixa.

 

Como melhorar a aptidão cardiorrespiratória?

Se envolva com exercícios de caminhada, corrida, ciclismo e natação. Escolha um que você gosta e ação. Se precisar de ajuda eu estou aqui para auxiliá-lo.

 

Seja mais ativo, seja mais saudável!