Daniel Petreça

Um olhar preventivo e científico sobre bem-estar, qualidade de vida e atividades físicas.

Faça atividade física para evitar pressão alta no futuro

Essa doença é chamada de “assassina silenciosa”, pois muitas vezes ela não causa sintomas.

 

Segundo um estudo publicado recentemente, é necessário pelo menos cinco horas de atividade física moderada por semana para evitar a hipertensão na meia-idade.

 

Hipertensão arterial

Essa doença é chamada de “assassina silenciosa”, pois muitas vezes ela não causa sintomas. A hipertensão pode causar ataques cardíacos, derrames e até demência em pacientes mais velhos. Porém, infelizmente, embora na maioria dos casos a hipertensão seja evitável fazendo escolhas de estilo de vida mais saudáveis.

 

O estudo em questão, publicado no American Journal of Preventive Medicine, acompanhou aproximadamente 5.000 adultos com idades entre 18 e 30 anos durante 30 anos. Os participantes foram questionados sobre seus hábitos de atividade física, histórico médico, tabagismo e uso de álcool.

 

Vamos aos resultados do estudo

Menores níveis de atividade física aos 18 anos foi associado a 4% maior chance de acometimento de hipertensão. Quando os pesquisadores analisaram os participantes que fizeram atividade física moderadas por pelo menos 5 horas por semana durante o início da vida adulta eles tiveram 18% menor chances de ter hipertensão arterial. A probabilidade foi ainda menor para aquelas pessoas que mantiveram a atividade física até os 60 anos.

 

Principais mensagens

– É necessário que adultos intensifiquem suas rotinas de atividade física para reduzir suas chances de desenvolver pressão alta ou hipertensão.

 

– Evite comportamentos sedentários como ficar muito tempo sentado ou deitado.

 

– Caso tenha dificuldade em começar a fazer atividade física procure auxílio de profissionais de educação física e converse com o seu médico sobre o assunto.

 

– Qualquer passo conta, seja mais ativo no seu dia-a-dia e vá aumento aos poucos o nível de atividade física e a intensidade.