Daniel Petreça

Um olhar preventivo e científico sobre bem-estar, qualidade de vida e atividades físicas.

Por que não consigo subir lances de escadas sem parar?

Ter aptidão cardiorrespiratória alta é fundamental para atingir a eficiência corporal.

Foto: Divulgação

 

 

Por que não consigo subir lances de escadas sem parar? A resposta para essa pergunta possivelmente é a sua falta de aptidão cardiorrespiratória.

 

A aptidão cardiorrespiratória é a capacidade dos sistemas circulatório e respiratório de fornecer oxigênio às mitocôndrias do músculo esquelético para a produção de energia necessária durante a atividade física. Ou seja, ela determina quão bem seu corpo absorve oxigênio e o distribui aos músculos e órgãos durante períodos prolongados de exercício.

 

A aptidão cardiorrespiratória tem sido associada à parâmetros de saúde. Estudos demonstram que o baixo nível dessa aptidão aumento o risco de acidente vascular cerebral, o AVC.

 

Para realizar atividades físicas, todos os órgãos do corpo humano trabalham em coordenação e uma aptidão cardiorrespiratória alta é fundamental para atingir a eficiência corporal. Ela é crucial para o bom funcionamento dos sistemas cardiovascular, circulatório, respiratório, mental e musculoesquelético.

 

Como aumentar sua aptidão cardiorrespiratória?

Comece aumentando o nível de atividade física. Escolha uma rotina de prática que você possa acompanhar. Não precisa necessariamente ser muito longo, o importante é manter a consistência.

 

Você pode optar por atividades como corrida, natação, caminhada, subir escadas, bicicleta, entre outras. Ainda existem as opções a serem feitas dentro de casa mesmo como: polichinelos, saltos laterais e burpees.

 

Cuidado para não exagerar, isso pode reduzir o nível de desempenho e aumentar o risco de sofrer lesões. Tente melhorar sua rotina aumentando gradualmente o nível de dificuldade.

 

Não se esqueça de se alimentar de forma correta e equilibrada.

 

Envie sua dúvida para mim, eu posso te ajudar ([email protected])

 

– As dicas e sugestões mencionadas na coluna são apenas para fins de informação geral e não devem ser interpretadas como aconselhamento profissional. Sempre consulte seu médico, nutricionista ou profissional de educação física antes de iniciar qualquer programa de condicionamento físico.