Daniel Petreça

Um olhar preventivo e científico sobre bem-estar, qualidade de vida e atividades físicas.

Seu trabalho está esgotando suas energias?

Alguns hábitos do seu estilo de vida podem te ajudar a aliviar seus efeitos.

Foto: Divulgação

 

 

A Síndrome de Burnout surgiu como um dos problemas mais comuns no mundo de trabalho. Pessoas podem ser impactadas de formas diferentes a situações de pressão em ambientes que requerem muita responsabilidade ou até mesmo excesso de trabalho e competitividade. Alguns hábitos podem alavancar essa situação. Verifique se você se enquadra em algum deles:

 

Limites trabalho-casa

Não deixe a sua vida profissional afetar a sua via pessoal. Esse conflito é muito difícil de controlar nos dias atuais que estamos constantemente em contato com o trabalho por meio de e-mails, WhatsApp, etc. Isso pode ser estressante e fazer com que você tenha dificuldade em se desligar dos possíveis problemas no ambiente profissional.

 

Gestão do tempo

Seu dia é repleto de reuniões longas e consecutivas com pouco poder de decisão e sem respeitar pausas? Se sim, isso pode resultar eventual estresse excessivo. É importante fazer pausas ao longo do dia e organizar o tempo para melhorar a produtividade. Cuidado com reuniões improdutivas e sem necessidade.

 

Sono

Seu trabalho tem feito você dormir menos? Se você tem dificuldades de deitar, se desligar dos compromissos e dormir de 6 a 8 horas, muito cuidado. Dormir de forma inadequada pode prejudicar a capacidade do cérebro de processar informações e resultar em menor produtividade e bem-estar geral.

 

Qualidades e capacidades

Você é sobrecarregado fazendo o trabalho que seria responsabilidade de outra pessoa? Ou executa serviços que não são da sua especialidade? Isso pode ser um grande problema para sua saúde mental. Muitas vezes acabamos aceitando serviços que não temos tanta confiança ou capacidade de execução. O hábito de dizer sim para todos os pedidos pode resultar em aumento da carga de trabalho e risco de esgotamento. Temos que conhecer nossas limitações.

 

Atividade física e alimentação adequada

Você não tem tempo para fazer atividade física e muitas vezes nem de se alimentar corretamente? Esses fatores do estilo de vida podem ser decisivos como fatores de proteção da saúde. Você deve se organizar para realizar pelo menos 150 minutos de atividades física por semana. Além disso, manter uma alimentação adequada e saudável é imprescindível.

 

O trabalho faz parte da nossa vida, entretanto, precisamos equilibrar as responsabilidades e aproveitar o processo e não só o resultado final.

 

Tem dúvidas? Eu posso te ajudar. Envie um e-mail pra mim e vamos continuar esse papo ([email protected])