Daniel Petreça

Um olhar preventivo e científico sobre bem-estar, qualidade de vida e atividades físicas.

Usar óculos ajuda a proteger contra covid-19?

Estudo demonstrou que usuários de óculos por longos períodos diários são menos suscetíveis a covid-19.

 

A prevenção contra a infecção do vírus da covid-19 tem sido apontada como a melhor defesa contra a doença. Mesmo com o início do processo de vacinação, ainda precisamos seguir os métodos de prevenção como: uso de máscara, distanciamento social e higiene adequada das mãos.

 

O vírus da covid-19 se espalha por meio de gotículas de tosse e espirro de uma pessoa infectada. O vírus pode, portanto, entrar no corpo pelo nariz e pela boca mais comumente, mas também pelos olhos.

 

Assim, estudos têm verificado o efeito do uso dos óculos na prevenção a covid-19. Segundo pesquisadores, as pessoas que usam óculos têm menos probabilidade de contrair o vírus porque esfregam menos os olhos. Foi constatado que o risco de contrair a covid-19 era cerca de duas a três vezes menor na população que usa óculos do que na população que não usa.

 

Uma pessoa em média pode tocar o rosto 23 vezes e os olhos 3 vezes por hora. Assim, o uso prolongado de óculos pode evitar toques e fricções repetidas nos olhos.

 

Para àqueles usuários de óculos em ocasiões sociais, o uso de óculos pode se tornar um fator de proteção, reduzindo o risco de transferência de vírus para os olhos e fazendo com que usuários diários de óculos sejam menos infectados com a covid.