Daniel Petreça

Um olhar preventivo e científico sobre bem-estar, qualidade de vida e atividades físicas.

Você se considera uma pessoa feliz?

Décima edição do Relatório Mundial da Felicidade foi publicado e o Brasil aparece na 38ª posição entre 146 países.

Foto: Divulgação

 

 

Nos últimos anos temos vivido momentos muito difíceis. A pandemia da covid-19 mudou nossa percepção quanto à saúde. E quando achamos que essa fase turbulenta estava chegando ao fim, nos deparamos com uma guerra que vem estremecendo a paz mundial. Porém, esses momentos não trazem apenas dor e sofrimento, mas também um aumento no apoio social e bondade, o que pode refletir em um aumento da felicidade.

 

Este ano marcou a 10ª publicação do “Relatório Mundial da Felicidade”. O documento é baseado em dois processos: a felicidade pode ser medida por meio de pesquisas de opinião e podemos identificar os principais determinantes do bem-estar e, assim, explicar os padrões de felicidade.

 

Foi verificado durante 2021 um crescimento considerável de três aspectos relacionados à bondade em todo o mundo. Ajudar desconhecidos, voluntariado e doações atingiram níveis de quase 25% acima de antes da pandemia. Essa evidência demonstra que colaborar com desconhecidos pode contribuir com outras pessoas, criando bons exemplos para outros seguirem e vidas melhores para quem ajuda.

 

Qual o país é o mais feliz do mundo?

Pelo quinto ano consecutivo, a Finlândia ocupa o primeiro lugar do país mais feliz do mundo. A lista dos 10 primeiros colocados é:

1 – Finlândia

2 – Dinamarca

3 – Islândia

4 – Suíça

5 – Holanda

6 – Luxemburgo

7 – Suécia

8 – Noruega

9 – Israel

10 – Nova Zelândia

 

O Brasil ocupa a 38ª posição entre 146 países. Os países na parte inferior do ranking como o Afeganistão (último colocado) sofrem com conflitos e pobreza extrema. O relatório demonstrou que no Afeganistão as pessoas avaliam a qualidade de suas próprias vidas com um índice de margem de 0 a 10 como 2,4. Os países que mais evoluíram nos últimos anos foram a Sérvia, Bulgária e Romênia e as maiores perdas foram no Líbano, Venezuela e Afeganistão.

 

Felicidade

A felicidade pode ser consequência de diversos fatores. Melhore sua percepção de bem-estar e descubra em pequenas passagens pelo seu dia-a-dia maneiras de ser feliz.

 

Você conhece a minha palestra musical?

Na palestra falamos sobre aspectos relacionados à qualidade de vida e bem-estar por meio da música. Acompanhe e saiba mais! Me siga nas redes sociais @danielpetreca.