Douglas Dias

O empresário, jornalista e teólogo traz uma palavra de fé, motivação, trabalho e esperança.

A casa que precisamos construir

“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.” Salmos 127.1

 

Que tipo de casa você está construindo para você e sua família? Não me refiro a casa de paredes físicas, mas de uma casa de valores que transcende a moral, os valores e a espiritualidade. Uma casa que sempre está em construção e nunca termina, pelo menos não, enquanto estivermos neste mundo.

 

Diferente de uma casa física, quando construímos um verdadeiro lar, aonde quer que estejamos, sempre nos sentiremos acolhidos. E como essa casa nunca termina, isso também nos dá esperança de sermos cada vez melhor, mesmo que algo não tenha saído como o planejado, é possível reconstruir e melhorar.

 

Não precisa ser um estudioso do assunto para saber que uma boa casa começa com uma boa base. Em Efésios (2.20-22) encontramos essa base. “…edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular”. Em Mateus (7.24-27) sabemos que “…a base sobre a qual devemos edificar a casa para que seja forte é a Rocha que é Cristo”, esse é o primeiro pilar de uma sociedade, quando perdemos a fé perdemos nossa base e sem base qualquer edifício não ficará em pé.

 

Uma boa casa precisa de boas paredes. Paredes firmes sustentam o teto e teto firme mantém a casa em segurança. No livro de Salmos, a bíblia diz que a presença do Senhor é a segurança da família. “O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente” (Salmos 91.1). Creio que este é o padrão que todas as famílias devem buscar construir suas casas.

 

Quando falamos de esconderijos falamos de algo construído para nos defender em tempos de perigo. Lamentavelmente muitas pessoas não conseguem construir um clima de proteção em seu lar, as vezes é na família em que elas encontram seus piores inimigos. Se você pode desfrutar de um lugar assim, você é um felizardo, nem todos tem essa benção. Valorize sua família, priorize ela e busquem construir esse esconderijo. A presença do Senhor deve ser a cobertura da família e um contato aberto com a glória de Deus.

 

Vez o outra lá em casa falta água, e não tem coisa mais ruim do que a falta dela, precisamos d´água para tudo, inclusive para a sobrevivência. Nossa casa moral também precisa de irrigação. São João lembra da água como símbolo de fé. “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”, (João 7.38). Como não pode haver falta de água numa casa também não pode faltar a fé que faz fluir a presença de Deus no lar.

 

Por fim falaremos da luz. Nem que seja uma única vela acessa, tendo luz conseguimos nos encontrar dentro de casa. É não há lâmpada melhor para nós do que a lâmpada registrada em Salmos 119.105, onde diz: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos”. A Bíblia deve ser lugar de destaque para a casa e para a família não como ornamento. Se entendemos isso, vamos ter muitas das respostas.

 

A casa vista por Deus é assim, não importa se é grande ou pequena. O que faz a diferença é se for um lugar firme na Rocha, com proteção, a presença do Senhor e onde flui o rio do Espírito e a luz da Palavra de Deus. Deixe Deus edificar a sua casa. Deixe Deus ser o arquiteto de sua casa!

 

Afinal, tudo começa e termina em Deus. Não conseguiremos entender o porquê de muitas coisas, mas cremos que Deus é amor e Fonte de todo o amor. Tudo começa n’Ele. O Pai amou a Cristo, que por sua vez, nos amou da mesma forma, e nos incumbiu de fazer o mesmo em relação às outras pessoas principalmente as pessoas de nossa própria família. A única forma de estarmos ligados à Fonte divina é expressando o mesmo amor que d’Ele recebemos primeiro.