Douglas Dias

O empresário, jornalista e teólogo traz uma palavra de fé, motivação, trabalho e esperança.

Como os filhos veem seus pais?

“Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.” Efésios 6:4

 

 

Muitos pais não se dão conta, outros simplesmente não sabem o quão importante é a imagem deles para a vida de seus filhos. Seja boa ou má, é justamente essa imagem que vai ajudar a moldar o caráter e a personalidade da criança. Muitos pais reclamam que o filho depois de adulto não o respeita, não o admira, não lhe dá o devido valor. Mal sabem, que isso é apenas o reflexo daquilo que eles mesmo plantaram em seus filhos.

 

Assim como você foi para com seus pais – agora seus filhos – mesmo que sem saber, e, institivamente, desde os primeiros dias de vida de uma criança, ela vai aprender a ver o mundo através da observação. É assim inclusive com as primeiras palavras.

 

O bebe ouve, vê e depois imita. É por isso que usamos aquela expressão: “filho de peixe, peixinho é!”. Acredite, os filhos serão um espelho dos pais, para o bem ou para o mal.

 

Um problema grave acontece quando os pais resolvem brigar na frente dos filhos. Vale lembrar que as crianças também enxergam o mundo através dos olhos dos pais, ou seja, a forma como seu cônjuge vê você também vai afetar profundamente como seu filho o vê.

 

Imagine uma criança que cresce ouvindo seu pai xingando sua mãe de imprestável, burra e outras tantas palavras duras, pense o quão confuso será para essa criança. Aí, ele chega na adolescência num período de enormes transformações hormonais com uma revolta que nem ele próprio sabe explicar. Somando tudo isso, é fácil entender o porquê nesta fase da vida, os problemas de relacionamento entre pais e filhos se intensificam.

 

Dentre tantos versículos bíblicos sobre esse tema destaco dois, um deles diz em Efésios 6:4: “Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor”. Já em Colossenses 3:21 lemos: “Pais, não irritem seus filhos, para que eles não desanimem”. Bons versículos para nossa meditação, não é mesmo? Isso só reforça a ideia de que são os pais os responsáveis direta e indiretamente pela forma como os filhos os veem.

 

Mas como mudar isso? A resposta parece simples, difícil mesmo é na pratica. Mas procure estar bem… engana quem diz: “meus filhos estando bem, eu estou bem.” Ledo engano, você precisa estar bem para que seus filhos também estejam. Ame seu cônjuge, elogie ele na frente de seus filhos. Se tiver que resolver um problema, resolva o quanto antes, só não deixe seus problemas e suas diferenças estragar o relacionamento tão lindo de pais e filhos. Aliás, é impossível ensinar, sem antes ser o exemplo.