Douglas Dias

O empresário, jornalista e teólogo traz uma palavra de fé, motivação, trabalho e esperança.

Cuidado com quem influencia você

Boas influências são importantes e devem ser encaradas como uma forma de melhorarmos – o problema, é quando a influência começa a nos fazer mal.

 

No mundo que vivemos não tem escapatória, seja pela TV, internet, amigos, escola, igreja ou qualquer outra influência, por menor que seja, isso muda nossa maneira de pensar. Mas esse não é o problema, aliás, boas influências são importantes e devem ser encaradas como uma forma de melhorarmos – o problema, é quando a influência começa a nos fazer mal.

 

Mas como não ser influenciado negativamente? Tenha valores e princípios claros e definidos. A resposta pode parecer simples, mas na prática nem tanto. Isso porque, nem todo mundo sabe quais valores realmente são importantes e vão incluindo quaisquer coisas que não fazem sentido. Não são poucas as pessoas que tem uma vida inteira de luta, e, em algum momento se sentem frustrados, pois perceberam que não chegaram a lugar nenhum.

 

A Bíblia conta a história de Daniel, no livro que leva seu nome, diz que ele não deixou ser influenciado pela cultura e religião da Babilônia, mesmo após ter ganho um novo nome, ter aulas e treinamentos sobre a cultura e idioma babilônico. Daniel em sua mente e decisões continuava um Judeu. Apesar de todo choque cultural e religioso que enfrentou, nunca cedeu. Permaneceu firme em seus valores e princípios.

 

Outra forma de viver sem influência negativa é parar de viver no mundo da fantasia, do faz de conta… A vida precisa ser encarada como ela é. As mulheres, por exemplo, estão mais sujeitas as influências da beleza. Com a iluminação certa, ângulo correto e uma dose de criatividade é possível fazer fotos espetaculares, uma simples menina se transforma num mulherão. Quem vê, começa a sonhar num padrão de beleza que não existe… São apenas filtros.

 

Infelizmente o casamento dos sonhos, o corpo perfeito e outros tantos padrões não podem ser medidos pelas postagens das redes sociais, a vida real é mais dura e exige sacrifícios que nem todos estão dispostos a pagar.

 

Se até hoje você foi um influenciado, não se culpe. Acredite, você pode ser um influenciador. Aprenda com seus erros, redefina seus valores, princípios, erga a cabeça e siga sempre a frente.

 

Por fim, vale meditar no que cria o apóstolo Paulo, para ele, a melhor influência para um cristão era a influência de Cristo sob suas vidas. Paulo acreditava tanto nisso, que exigia um nível máximo aos seus seguidores, ele não queria que fossemos apenas influenciados por Cristo, mas que fossemos imitadores.  “Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo.” (cf. 1 Coríntios 11:1).

 

Pense nisso!