Douglas Dias

O empresário, jornalista e teólogo traz uma palavra de fé, motivação, trabalho e esperança.

Não perca a razão, o resultado pode ser desagradável

“Os pastores do meu povo perderam a razão; não buscam mais o Senhor. Por isso – fracassaram, e seus rebanhos estão espalhados.” Jeremias 10:21 (NVT)

Foto: Divulgação

 

O livro do profeta Jeremias serviu como alerta para o povo de sua época. Jeremias escreveu que a consequência de uma vida sem Deus teria um desfecho nada feliz para a nação. Para o profeta, os responsáveis por esse fim trágico eram nada menos que os próprios líderes religiosos.

 

Um destes alertas encontramos no capítulo 10, versículo 21, quando Jeremias escreve que os pastores perderam a razão e deixaram de buscar o Senhor, ou seja, fracassarem na sua missão e ainda viram o povo dispersar literalmente. Um cenário que condiz muito com a realidade de nossos dias atuais.

 

Em outras traduções brasileiras, a expressão “perderam a razão” também foi traduzida por “são insensatos” (NVI), “se tornaram tolos” (NAA) e “se embruteceram” (ARA). Esta última também pode ser traduzida por tornar ou ficar bruto, estúpido ou brutal.

 

Tentando entender esse pequeno versículo, percebemos que os pastores tomaram uma AÇÃO. E a ação foi a perda da razão. Para os dicionários, perder a razão é o mesmo que não agir de forma consciente. Agir sem o controle das ações é também perder a capacidade de usar o raciocínio lógico. Para mim, se perde a razão, quando achamos que somos melhores que alguém, e passamos a agir de forma egoísta. E para você, o que é perder a razão?

 

Ao perder a razão, os líderes de Israel deixaram de buscar o Senhor, ou seja, deixaram de orar e a CONSEQUÊNCIA foi perder a direção. Jesus sabia disso e é por isso que lemos constantemente nos evangelhos que ele orava, aliás, Ele mantinha uma rotina diária de oração (Mateus 14:23). Orava quando as coisas iam mal (Mateus 26:42), colocava a vontade do Pai acima das dEle (Lucas 22:41-42) e orava antes das decisões importantes (Lucas 6:12,13), entre outras passagens.

 

Posso assegurar, que se você não quer uma vida de fracasso, a primeira coisa a fazer é parar de perder a razão. Seja qual for o problema, mantenha-se centrado, conserve uma vida de oração, peça direção aos céus, e não tenha medo, a direção virá.

 

Pense nisso!