Douglas Dias

O empresário, jornalista e teólogo traz uma palavra de fé, motivação, trabalho e esperança.

O poder da resistência

A resistência é algo que nós desenvolvemos nas lutas e nas adversidades do dia a dia.

 

O que o conflito militar entre Rússia e Ucrânia nos ensina? De todos os aspectos que podemos tirar boas lições, hoje quero destacar o poder da resistência ucraniana. Ao que até então parecia, o governo da Rússia imaginava uma vitória fácil, afinal Rússia detém um dos maiores exércitos do mundo, homens treinados, poderio bélico e grandes feitos. Já a vizinha Ucrânia, o que tem? Além de ser um dos países mais pobres da Europa?

 

Sem uma tropa à altura dos russos, restou ao governo da Ucrânia incentivar sua população que se preparasse para o confronto. Vimos centenas de pessoas preparando coquetéis molotov, outros servindo de barreira humana e outros tantos se alistando ao exército para impedir o avanço do inimigo.

 

Apesar da dor, dos crimes de guerra por parte do inimigo, vimos também um povo se unindo para lutar (embora a guerra não tenha chegado ao fim ainda, oramos para que isso aconteça o mais rápido possível) e um princípio bíblico acontecendo.  A Palavra de Deus ensina que uma das ferramentas para vencermos é a resistência: Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós. (Tiago: 4.7).

 

O que tem surpreendido os soldados russos e o mundo inteiro não é a força militar nem o preparo dos soldados da Ucrânia, até porque, como se sabe parte dos soldados foram recém incorporados especialmente para este confronto. Eram homens de diferentes idades que tinham uma vida civil normal e da noite para o dia se transformaram em soldados, ou seja, o que os russos tem enfrentando é a resistência ucraniana.

 

A resistência é uma arma poderosa. O adversário nunca sabe o que de fato é esta força. A resistência é algo que nós desenvolvemos nas lutas e nas adversidades do dia a dia. Nem nós mesmos sabemos o quão forte somos e muitas vezes só depois de uma luta vencida é que olhamos e admiramos tamanha força. De fato, diferente daquilo que precisamos vencer, antes de tudo precisamos resistir.

 

Falar de resistência é também falar de resiliência. Por si, resiliência é a nossa capacidade de se adaptar às diferentes situações, mesmo diante de uma adversidade. A pessoa utiliza sua força interior para se recuperar. Ela se abate e sofre como qualquer um, mas enxerga além dos problemas e, assim, consegue lidar com as situações de forma mais leve.

 

Lembre-se, adaptar não é simplesmente aceitar as coisas do jeito que elas são impostas. É a capacidade de lidar com os diferentes tipos de situações, é buscar o melhoramento contínuo, é também evoluir. E essas ações juntas nos impulsionam, nos fazem vencer.

 

Pense nisso!