Douglas Dias

O empresário, jornalista e teólogo traz uma palavra de fé, motivação, trabalho e esperança.

Quais são seus maiores defeitos?

Como as vezes a autorreflexão é um processo difícil, podemos pegar uns exemplos na Bíblia Sagrada para algumas falhas que cometemos vez ou outra.

 

 

“Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra” (Jo 8.7). A célebre frase de Jesus dita aos acusadores diante da mulher apanhada em adultério, ilustra bem uma verdade Cristã – todos nós somos pecadores –, se não bastasse o pecado, somos cheios de falhas e defeitos, e é por isso, que Cristo chamou aqueles homens a reflexão, quando disse “Quem dentre vós não tiver pecado…”. Aqui o que Cristo nos ensina é que antes de acusar, precisamos refletir em nós.

 

Refletir internamente sobre quem somos, pode nos ajudar a melhorar e nos faz crescer. Mesmo porque a autorreflexão é um processo difícil, e somos quase que “programados” a não ver nossos erros, aliás, as falhas alheias são sempre mais evidentes que as nossas, não é mesmo?

 

Como as vezes a autorreflexão é um processo difícil, podemos pegar uns exemplos na Bíblia Sagrada para algumas falhas que cometemos vez ou outra. Abaixo listamos três exemplos:

 

Amargura: Efésios 4. 31 – “Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade.” Neste versículo, vemos que a amargura puxa uma série de outros problemas, que para São Paulo, o único caminho é se “livrar” o quanto antes. Pessoas amarguradas são um problemão, não estão felizes com nada e conseguem azedar a vida de todos que estão em sua volta.

 

Insensibilidade: Efésios 4. 32 – “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.” Ser bondoso é uma escolha sua, não depende dos outros, depende apenas de você. Veja que para ser bondoso só existe um caminho, e é exercitando o perdão.

 

Falta de amor: 1 Coríntios 13:1-8 – “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá. O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.”

 

Esse versículo despensa qualquer comentário, ele é por si só muito revelador. Creio também que podemos encontrar muitos outros pontos a ser melhorados em nós. Só nos resta continuar refletindo em nossas ações e posturas diante das adversidades.

 

Pense nisso!