Douglas Dias

O empresário, jornalista e teólogo traz uma palavra de fé, motivação, trabalho e esperança.

Qual é o tamanho de sua fé?

A palavra Fé aparece 205 vezes no Novo Testamento.

 

Abrimos nossa edição de junho com uma reflexão sobre fé. Aliás segundo o escritor de Hebreus (11:6) “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam” por aí, já temos uma ideia da importância desta pequena palavra em nossa vida.

 

A palavra Fé aparece 205 vezes no Novo Testamento, a primeira vez que ela aparece no Antigo Testamento é em Habacuque 2:4 na celebre frase, “o justo vivera da fé”. Vale lembrar que a última fez que a palavra Fé aparece é em Apocalipse 14. 12, que diz: “Aqui está à perseverança dos santos que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus”. Ou seja, todos aqueles que venceram o maligno tinham duas coisas em comum: obediência a Deus e fé em Jesus.

 

Veja agora outros versículos bíblicos que tratam do tema:

 

Em Habacuque 2. 4

“Escreva: “O ímpio está envaidecido; seus desejos não são bons; mas o justo viverá pela sua fidelidade.”

 

Apocalipse 14. 12-13

“Aqui está à perseverança dos santos que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus”. Então ouvi uma voz do céu dizendo: “Escreva: Felizes os mortos que morrem no Senhor de agora em diante”. Diz o Espírito: “Sim, eles descansarão das suas fadigas, pois as suas obras os seguirão”.

 

Quais os tipos de fé?

A Bíblia não diz que existe diferentes tipos de fé, mas aprendemos através das palavras de Jesus que há pessoas com pouca fé, e pessoas com grande fé.

 

Exemplos de pouca Fé

Pedro é reprendido por ter duvidado da palavra de Deus

“Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: “Homem de pequena fé, porque você duvidou?” (Mateus 14. 31).

 

Uma fé pequena nos deixa a mercê do mal

“Então os discípulos aproximaram-se de Jesus em particular e perguntaram: “Por que não conseguimos expulsá-lo? Ele respondeu: “Por que a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada lhes será impossível. Mas esta espécie só sai pela oração e pelo jejum”. (Mateus 17. 19-22).

 

Exemplos de muita Fé

Num primeiro momento Jesus se recusa agir em favor da mulher cananéia, mas mediante sua fé ele atende seu pedido. “Jesus respondeu: “Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja”. E naquele mesmo instante a sua filha foi curada.” (Mateus 15:28).

 

Não sei qual o tamanho de sua fé, nem no que ela está enraizada, como pastor tenho acompanhado muitas pessoas que aprenderam exercitar sua fé verdadeira em Deus, diferente de sua religião, e essas tais, tem encontrado uma experiência extraordinária. Você não precisa ser religioso para ter fé, precisa apenas acreditar que ela existe, afinal: a “fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veem” (Hebreus 11:1).

 

Pense nisso e boa semana!