Jéssica Machado

A psicóloga aborda saúde mental, autoestima, autoconhecimento, sexualidade e amor próprio.

Ame o próximo como a ti mesmo: você consegue pôr isso em prática?

Quando existe autoconhecimento e autoaceitação, fica mais fácil se colocar no lugar do outro.

Foto: Divulgação

 

 

O que passou em tua cabeça no momento em que leu o título do artigo de hoje? Que sentimento esse título te gerou?

 

Será que você ama seu próximo como ama a si mesmo ou será que você ama seu próximo e esquece de se amar?

 

Bom, como a maioria deve saber o título foi tirado de um dos livros mais antigos do mundo. Sua mensagem repercute em todo o planeta e foi escrita há muitos e muitos anos. No entanto, sua mensagem parece ser tão atual, não é?

 

O livro do qual estou falando é a Bíblia e a questão é a seguinte: faz parte de nossa cultura dizer isso aos quatro cantos do mundo, mas nem sempre colocamos em prática.

 

Pensamos e falamos sobre amar a si mesmo, porém, quando você está entre quatro paredes você consegue agir dessa maneira? Nessa situação onde fica o tal do amor próprio?

 

Podemos aqui também falar sobre ter empatia e respeito pelo outro. Amarás ao teu próximo como a ti mesmo, também significa que não posso fazer com o outro aquilo que eu detestaria que fizessem comigo.

 

Além disso, o amor não faz mal ao próximo, pois se eu amo, prezo por não machucar ou prejudicar o outro.

 

Por isso, precisamos nos preocupar em colocar em prática o amor por si e pelo próximo em nossa rotina.

 

Como poderei amar alguém se eu não sinto isso por mim? Se não consigo experimentar essa sensação comigo mesma, como poderei retribuir esse sentimento?

 

A intenção aqui não é provocar um sentimento egoísta e muito menos te deixar com comportamentos narcisistas, mas é de levá-lo a refletir se possui o mínimo de respeito por você mesmo.

 

Como anda seu relacionamento consigo? Nele existe respeito próprio?

 

Caso você tenha dificuldade para responder essas questões, o ideal seria você refletir sobre a importância de se conhecer e de se aceitar exatamente como é, ainda que não agrade a todos que o cercam – afinal, nem Jesus fez isso, como você conseguiria não é mesmo?