Jéssica Machado

A psicóloga aborda saúde mental, autoestima, autoconhecimento, sexualidade e amor próprio.

Eu quero mudar, mas tenho medo da mudança!

Muitos fatores podem atrapalhar o processo de mudança e um deles é causado pelos pensamentos limitantes e sabotadores.

 

Eu tenho certeza que em algum momento da sua vida você já passou por isso. Querer mudar, mas não consegui e para completar acabar voltando ao ponto inicial que estava antes, sem falar em sentimentos como frustração, culpa e tristeza por exemplo.

 

Geralmente quando queremos mudar, no início estamos motivados, animados e cheios de expectativas em relação à mudança, mas com o tempo isso vai diminuindo, começamos a nos questionar sobre essas mudanças e, por fim, quando você menos percebe, seus planos de mudar foram por água abaixo. Aí o que sobra são os velhos hábitos. Mas por que isso acontece?

 

Muitos fatores podem atrapalhar o processo de mudança e um deles é causado pelos pensamentos limitantes e sabotadores que surgem em sua mente e que te influenciam de forma negativa impedindo a mudança. Será que você mesmo tem sabotado sua mudança?

 

Confira abaixo 6 fatores que impedem a sua mudança:

 

  1. Pensamentos sabotadores: Esses pensamentos fazem com que você se mantenha na sua zona de conforto. São como pensamentos de “permissão ou justificativa” para fazer algo. Como por exemplo “Estou de dieta, mas tive um dia difícil e eu mereço.”

 

  1. Pensamentos limitantes: São ideias que trazemos e formamos ao longo da vida e que tratamos como verdades absolutas. Exemplos: “Eu sou assim e não vou mudar.”; “Terapia é pra louco e eu não estou louca, vou tentar resolver de outra forma.”

 

  1. A Dúvida: A dúvida faz a pessoa pensar se realmente vale a pena o esforço, se ela vai conseguir fazer, ser capaz de mudar ou de manter essa mudança na vida.

 

  1. O Medo: O medo do desconhecido é também um dos fatores que impedem a mudança. Medo da mudança em si, medo de se arrepender, medo de como isso pode afetar as pessoas que te rodeiam, medo de não se sentir aceita após a mudança e etc.

 

  1. A Resistência: A resistência em mudar é um fator que geralmente está fundamentado em acreditar que não é necessária a mudança, que a pessoa pode muito bem viver assim, ainda que isso lhe cause sofrimento.

 

  1. A Motivação instável: Para mudar é necessário que a sua motivação esteja firme e forte, pois se ela não estiver provavelmente vai dar lugar a dúvida, ao medo e a resistência tornando difícil esse processo para mudar.

 

Agora, pare um pouco e reflita:

– Quais pensamentos hoje que estão te limitando em mudar?

– Você está sabotando sua própria autoestima com pensamentos assim?

– “Sou assim e não vou mudar.”

– “Não adianta tanto esforço.”

– “Nada pode me ajudar.”

– “Nunca vou me sentir bonita e feliz comigo mesma.”

 

Se você anda se justificando para si mesmo ou vendo as coisas de forma muito rígidas, então PARE DE SE SABOTAR, pois são esses pensamentos que dificultam a sua mudança ou tornam ela mais difícil. Mudar pensamentos e comportamentos para ser mais feliz, mais confiante e capaz é um processo que exige esforço e motivação. E se tudo isso for com o objetivo e o desejo de alcançar saúde, felicidade e bem-estar com certeza vai valer a pena! Acredite!