Jéssica Machado

A psicóloga aborda saúde mental, autoestima, autoconhecimento, sexualidade e amor próprio.

O modo de se relacionar sustenta o amor

O casal sempre deve levar em consideração que o amor precisa de dedicação diária.

Foto: Divulgação

 

 

Ah, o amor! Tão cantado em verso e prosa… Todos querem viver um grande amor e todos buscam por ele. Vale lembrar que um relacionamento amoroso pode até nascer de repente, mas vai precisar de cuidados para se sustentar.

 

O casal sempre deve levar em consideração que o amor precisa de dedicação diária. Quando este fato é esquecido, a ajuda de uma terapia com psicólogo pode salvar o amor que está se partindo.

 

O relacionamento amoroso deve estar baseado na intimidade, lealdade e integridade. Amar é uma escolha que fazemos diariamente e que a todo tempo deve ser renovada.

 

Se é uma escolha, o amor não deve ser movido pela cobrança ou expectativa, embora o ideal é que haja equilíbrio de ambos os lados. Assim, a cumplicidade e o esforço para construir esse amor serão mais bem compartilhados.

 

Amar é tão simples certo? As pessoas é que complicam, as pessoas é que idealizam demais e esquecem de viver a realidade que, por mais complicada que possa parecer, continua linda de viver. As pessoas se esquecem de que o amor precisa ser alimentado, mas é com presentes e jantares caros? Não, o amor não precisa ser financiado para se manter.

 

Porém, quando uma ou ambas as partes passa a preocupar-se somente com si mesma, com suas atividades diárias, com suas questões e começa a descuidar do amor, não o alimentando mais, não cultivando, ele murcha e o relacionamento passa a se dissolver.

 

E quando o amor esfria? O psicólogo pode ajudar.

 

Muitas vezes, a pessoa nem percebe que deixou de cuidar do relacionamento, de cultivar o amor, magoando ainda mais quem está ao seu lado. A reunião de sentimentos de mágoa, ressentimento e a displicência com o amor podem levar o relacionamento à ruína.

 

Se você escolhe alguém para caminhar ao seu lado, mas não há propósito em estar com esse alguém, o que vai te fazer permanecer quando os problemas forem surgindo?

 

Antes de casar, toda pessoa deveria se fazer a seguinte pergunta: o que eu pretendo com este relacionamento? A resposta vai definir o futuro dessa união. E aos já casados, deixo a reflexão: qual é o seu propósito?