Tina Hüttl

Estilista, artista plástica e proprietária da Skada Exclusivos e Ótica Madrid, traz tendências e dicas de moda.

A importância do estilo pessoal

O estilo pessoal é algo muito individual, relacionado ao autoconhecimento e a mensagem que você procura transmitir através da sua imagem.

Foto: Divulgação

 

 

Tendências são ofertas do mercado, estilo é escolha pessoal. O estilo nos representa e expressa do interior para o exterior. É caracterizado pela soma das experiências vividas, tais como profissão, idade, local onde mora e vivências; é a maneira que traduz fielmente a personalidade, sendo a marca registrada de cada pessoa.

 

O estilo pode ser dinâmico e se manifesta na maneira de se vestir e, nesse caso, a autenticidade é a lei, respeitando o tipo físico e o momento de vida atual.

 

A descoberta do estilo pessoal requer conhecimento da imagem que se deseja passar diante da vida e dos outros e não se limita somente aos itens do armário. O estilo requer incorporação de atitudes que tornem a convivência com o meio naturalmente agradáveis e harmoniosas.

 

Foto: Divulgação

 

Na década de 1980, a Americana Alyce Parsons desenvolveu o sistema PASS (Proportion Analysis Style Selection), trazendo para o mundo da moda o conceito do estilo universal, que desde então, serve de base para aspectos fundamentais na moda, design e no visual merchandising. São eles: tradicional ou clássico, romântico, esportivo, moderno, criativo, elegante e sensual.

 

Em breve, cada um desses estilos será apresentado aqui na coluna.