Mafra tem dois casos confirmados da variante delta da covid-19

A variante delta é a mutação mais transmissível do coronavírus.

 

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) confirmou, nesta terça-feira (10), os dois primeiros casos da variante delta da covid-19 em Mafra.

 

A mutação delta tem transmissão mais rápida e tem maior probabilidade de infectar vacinados.

 

Os casos foram informados através de um alerta epidemiológico da Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV), que informou mais 25 casos da variante em Santa Catarina. A idade e o sexo dos pacientes não foram divulgados.

 

“É um alerta para toda a população. Apesar do número de casos ter diminuído consideravelmente, a pandemia ainda não acabou e precisamos manter os cuidados”, alertou o secretário de Saúde de Mafra, Plínio Saldanha.

 

Desde o início da pandemia, Mafra registrou 6972 contaminações e 121 mortes, segundo o boletim de segunda-feira (9).

 

No Brasil

Segundo o último boletim epidemiológico do dia 6, já foram confirmados 460 casos da variante em território brasileiro.

 

Os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro apresentam transmissão comunitária.

 

O que é variante delta?

A variante delta é da linhagem viral B.1.617, que apareceu na Índia em outubro de 2020.

 

Em maio de 2021, após ser associada ao agravamento da pandemia, a cepa foi declarada como variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Conforme um estudo divulgado em julho por pesquisadores ligados a OMS e ao Imperial College de Londres, a variante delta é cerca de 97% mais transmissível do que o coronavírus original identificado na China.