Norte e Nordeste de SC tem apenas um leito de UTI disponível para covid-19

Em Mafra, os 18 leitos de UTI disponíveis para tratamento da covid-19 no Hospital São Vicente de Paulo estão lotados.

Em Mafra: todos os 18 leitos para tratamento da covid-19 estavam lotados neste domingo. Foto: Robson Komochena

 

 

Os dados atualizados na manhã deste domingo (13) pelo Governo do Estado mostram uma situação alarmante na macrorregião Norte e Nordeste de Santa Catarina.

 

Há apenas um leito de UTI disponível para adultos infectados pela covid-19, em Jaraguá do Sul.

 

De acordo com os dados divulgados, a taxa de ocupação corresponde a 99,51%. Dessa forma, nove dos dez hospitais públicos da região Norte estão com taxa de ocupação em 100%.

 

Ainda, segundo relatório das solicitações de transferência, divulgado na sexta-feira (11), pelo menos 16 pacientes estavam na fila de espera por leito de UTI.

 

Mafra

Entre as unidades com UTIs lotadas, está o Hospital São Vicente de Paulo, em Mafra: todos os 18 leitos disponíveis para tratamento da covid-19 estavam ocupados neste domingo.

 

Os leitos atendem não apenas pacientes mafrenses, mas as 26 cidades que compõe a Macrorregião – norte e nordeste do Estado: Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Bela Vista do Toldo, Campo Alegre, Canoinhas, Corupá, Garuva, Guaramirim, Irineópolis, Itaiópolis, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Mafra, Major Vieira, Massaranduba, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú, Schroeder e Três Barras.

 

Segundo Dário Clair Staczuk, administrador do hospital, a alocação dos pacientes é feita através do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), o qual determina os internamentos. Quando a UTI atinge sua capacidade máxima, os pacientes são distribuídos para outras unidades do Estado, da mesma forma que recebem pessoas de várias cidades.

 

As outras regiões do estado também estão com a taxa de ocupação acima de 99%, exceto a Grande Florianópolis, com percentual de 84,67%. A única região com 100% de lotação é Grande Oeste.