Pela quarta semana, Planalto Norte continua no nível grave para a covid-19

Apenas quatro regiões estão no nível gravíssimo (cor vermelha). O Meio-Oeste é a única região em risco alto (amarelo).

Imagem: Secom/SC

 

 

A Matriz de Risco Potencial para a covid-19, divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), neste sábado (31), aponta que 11 regiões estão na cor laranja, nível grave para covid-19, e apenas quatro em nível gravíssimo (cor vermelha).

 

Pela quarta semana, Mafra e Itaiópolis, junto com todo o Planalto Norte, seguem em nível grave.

 

A região Meio-Oeste manteve seus índices e foi classificada novamente em risco alto (amarelo). As regiões que estão classificadas com o maior risco são Alto Vale do Rio do Peixe, Foz do Rio Itajaí, Médio Vale do Itajaí e a região Nordeste.

 

As quatro regiões classificadas no gravíssimo apresentaram nota máxima de risco em transmissibilidade, que avalia o RT e os casos infectantes. A boa notícia é que cinco regiões mostram risco moderado na capacidade de atenção, que estuda a taxa de ocupação de leitos de UTIs reservadas para covid-19. São elas: Alto Uruguai, Alto Vale do Itajaí, Extremo Sul, Grande Florianópolis e Meio-Oeste.

 

A região do Meio-Oeste manteve todos os índices equilibrados, sem nenhum indicador em nível gravíssimo. Na opinião da cientista de dados, Bianca Vieira, os esforços da Secretaria da Saúde e do Governo Estadual têm dado resultados.

 

“O mapa demonstra que as ações de vacinação têm reduzido o número de internações, ocupação de UTI e óbitos, ainda que a transmissibilidade continue significativa. É muito importante continuar acelerando a vacinação e que as pessoas tomem a segunda dose para estarem realmente imunizadas”, concluiu.

 

Com informações da Secom/SC