O que visitar na Chapada Diamantina?

Região é muito procurada para o ecoturismo, proporcionando vistas inesquecíveis.

Foto: Divulgação

 

 

A Chapada Diamantina é espalhada por 57 municípios em meio ao sertão da Bahia. É formada por grutas, cavernas, rios, cachoeiras, morros e trilhas. A região conta com muita história e cultura, já que era ocupada por garimpeiros. Hoje em dia, é muito procurada para o ecoturismo, proporcionando vistas inesquecíveis.

 

Gruta Pratinha

A Gruta Pratinha é um lago subterrâneo localizado na Lapa Doce, com 130 metros de profundidade. Por lá você pode nadar em águas cristalinas, com colete para flutuação, e admirar as tartarugas e peixes. O local é maravilhoso, sua água azul vibrante chama a atenção de todos os visitantes.

 

Foto: Divulgação

 

Poços

Super procurados na Chapada Diamantina, os poços oferecem uma vista incrível após as trilhas. O Poço Azul é muito famoso por sua água brilhante, uma paisagem que não se encontra em qualquer lugar. O Poço do Diabo é conhecido assim por suas águas avermelhadas que vêm do rio Mucugezinho, além disso, a lenda conta que alguns escravos se afogaram ali tentando fugir dos coronéis do garimpo. Já o Poço Encantado fica escondido no fundo de uma caverna, sendo acessível apenas com o auxílio de cordas improvisadas. Não se pode nadar nesses poços, porém, no Azul, você consegue flutuar de colete salva-vidas.

 

Morro do Pai Inácio

O morro, localizado no Parque Natural Municipal Morro do Pai Inácio, no município de Palmeiras, proporciona uma das vistas mais bonitas de toda a Chapada Diamantina. Para chegar lá, você precisa subir uma trilha por 20 minutos. A altitude é de quase 1.200 metros e de cima é possível admirar as montanhas e vegetação. Por ali, a lenda conta que o Pai Inácio, escravo de uma das fazendas da região, se apaixonou pela sobrinha de um coronel. Quando o relacionamento foi descoberto, Inácio foi perseguido até o topo do morro, e de lá, ameaçaram o matar. Ele tinha em suas mãos um guarda-chuva, presente de sua amada, e pulou com ele aberto, descendo suavemente até o chão. Desde então, nunca mais foi visto.

 

Foto: Divulgação

 

Cachoeiras

A Chapada Diamantina é conhecida por suas cachoeiras. A mais famosa é a Cachoeira da Fumaça, localizada no Vale do Capão, tem 340 metros de altura e suas águas viram vapor antes de chegar no solo. A Cachoeira do Sossego fica na cidade de Lençóis, e pode ser acessada por uma trilha de 7 quiômetros feita na beira do rio Ribeirão. Já a Cachoeira do Buracão fica no sul do parque da Chapada e tem 85 metros de altura.

 

Para entrar em contato com a CVC e solicitar um orçamento, clique aqui.

 

Serviço

CVC Mafra

Rua Pereira Oliveira, 720, Centro

(47) 3307-2211, 99665-4112

Facebook | Instagram