Reitora da UnC fala sobre os desafios das universidades durante pandemia

O Colóquio da Associação de Pesquisadores em Economia Catarinenses (APEC) teve como objetivo abordar os desafios das instituições de ensino superior comunitárias de Santa Catarina em tempos de pandemia.

 

“O equilíbrio orçamentário e financeiro da gestão nos últimos cinco anos possibilitou que a UnC faça a travessia deste período econômico de forma mais tranquila”. A afirmação é da reitora da UnC, Solange Sprandel da Silva, durante o Colóquio da Associação de Pesquisadores em Economia Catarinenses (APEC), na quinta-feira (27), que teve como objetivo abordar os desafios das instituições de ensino superior comunitárias de Santa Catarina em tempos de pandemia.

 

O encontro virtual reuniu outras duas gestoras, a reitora da FURB, Márcia Sardá Espíndola e a reitora da UNESC, Luciane Ceretta. A mediação foi realizada pelo Doutor em Sociologia Política Dimas de Oliveira Estevam, ex-presidente da APEC.

 

“A UnC passou pelas mesmas angústias e mazelas das outras instituições, mas aprendemos muito e a importância do relacionamento com os nossos professores e técnicos é um grande diferencial. Precisamos trabalhar o conteúdo, mas não precisamos esquecer das pessoas”, afirmou a reitora Solange, destacando que a preocupação com a saúde e segurança da comunidade acadêmica foi a principal premissa da gestão.

 

A suspensão das aulas presenciais foi um dos maiores desafios para as universidades, na opinião das reitoras. A UnC conseguiu reverter a situação de forma imediata, graças a capacitação dos docentes com tecnologia Google desencadeada desde 2019.

 

“Felizmente a universidade estava preparada, com suporte do Google. As aulas foram suspensas dia 17, e no dia 23 já estávamos com todos os professores em sala de aula trabalhando de forma remota. Os professores foram capazes de encantar os seus alunos com maestria, e o percentual de evasão que estávamos prevendo não se concretizou”, afirma Solange.

 

 

A implantação do Programa de Reestruturação Administrativa foi outra ação da Universidade, para reduzir o impacto da pandemia. “Estamos fazendo gestão em um momento muito distinto, com a tomada de decisão respeitando as características das regiões em que estamos presentes, e isso possibilita que a UnC não pare de investir, a exemplo dos Programas de Doutorado que lançamos em plena pandemia”.

 

Para a reitora Solange, este é o momento de se repensar o papel da universidade, com uma nova abordagem para o ensino, melhorando diuturnamente a qualidade dos conteúdos, primando pelo atendimento ao nosso estudante. O desafio é fazermos deste obstáculo uma grande oportunidade”, pontua a reitora.