A importância da Educação Ambiental nas escolas

É fundamental que, desde cedo, as crianças e os jovens aprendam a trabalhar o desenvolvimento sustentável.

Foto: Seluma/Divulgação

 

 

A conscientização desde cedo pode influenciar positivamente os hábitos de reciclagem e preservação do meio ambiente. A educação ambiental desempenha um papel fundamental na sociedade, proporcionando entendimento sobre as questões que envolvem o meio ambiente, ajudando na conscientização e nos hábitos diários.

 

No ambiente escolar ela é fundamental, pois, desde cedo, as crianças e os jovens aprendem a trabalhar o desenvolvimento sustentável. É por meio da educação ambiental que os mais jovens desenvolvem uma consciência mais ampla sobre os desafios enfrentados pelo meio ambiente, como a poluição, a perda de biodiversidade e as mudanças climáticas. Isso leva a uma maior compreensão da importância de proteger e preservar os recursos naturais para as gerações futuras.

 

Além da conscientização, a educação ambiental pode ser aproveitada na prática nas escolas, por meio de atividades como projetos de conservação, reciclagem e jardinagem, assim, os estudantes podem desenvolver habilidades e aprender a agir de maneira sustentável no dia a dia.

 

Pensando em contribuir também com essa questão foi que a Seluma (Serviços de Limpeza Urbana de Mafra), em parceria com a prefeitura, promove o Plano de Educação Ambiental (PEA). O objetivo do programa é conscientizar os estudantes e a comunidade para que entendam o que fazer para proteger o ecossistema regional, focando em objetivos como aumentar a prática da separação do lixo gerado para coleta seletiva; promover a conscientização sobre a importância da sustentabilidade e da preservação ambiental; e incentivar a prática de gestão de resíduos pautados nos 5 R’s: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar.

 

O programa é realizado por profissionais capacitados, com alunos dos sexto e sétimo anos das escolas municipais, realizando palestras e atividades ambientais. Agora, os alunos estão na fase de criação de desenhos relacionados ao tema e o desenho escolhido vai estampar a capa do carnê da coleta de lixo.

 

Como a educação ambiental nas escolas pode contribuir com os estudantes

– Tomar decisões conscientes: ao aprender sobre  as questões ambientais, os estudantes estão mais preparados para tomar decisões conscientes no dia a dia. Isso inclui escolhas de consumo, evitando o desperdício, e  engajamento em práticas sustentáveis como a reciclagem e a separação do lixo;

 

– Promoção da cidadania: a educação ambiental incentiva a participação ativa ajudando a resolver problemas ambientais, capacitando os estudantes a se envolverem em ações do dia a dia, projetos de voluntariado e campanhas de conscientização na comunidade;

 

– Saúde e bem-estar: maior conexão com a natureza por meio da educação ambiental pode ter benefícios para a saúde mental e física. O contato com ambientes naturais pode promover estilos de vida mais saudáveis.

 

“Seluma trabalhando por uma Mafra mais sustentável.”