Agosto Dourado: Saúde de Mafra capacita profissionais sobre aleitamento materno
O leite materno conta com todos os nutrientes necessários para o bebê, além de diversos outros benefícios.
Para celebrar o Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo à amamentação, a Secretaria de Saúde de Mafra iniciou capacitação de profissionais da Atenção Primária.
A iniciativa foi organizada pela equipe da Saúde formada pela enfermeira Jessica Seredniski Melnek e pela fonoaudióloga Hellen Nataly Correia Lagos Guimarães, que contam ainda com o apoio da nutricionista Andriéllen Marciniak, da enfermeira Talita Cristina de Almeida Schmidt e da dentista Maria Theresa Holz Spnina.
Durante todo o mês de agosto serão abordadas temáticas desde o pré-natal, puericultura, amamentação e anquiloglossia (língua presa).
A Saúde de Mafra incentiva a amamentação não apenas no mês de agosto, mas já orienta as gestantes sobre a importância do aleitamento materno durante o acompanhamento pré-natal nas unidades de saúde. “O leite materno é considerado o alimento padrão ouro, por ter todos os nutrientes necessários ao bebê, de forma exclusiva até os seis meses, e complementar até no mínimo três anos”, explicou a enfermeira Jessica.
Ainda segundo a enfermeira, o aleitamento materno também aproxima os laços da mãe com a criança, aumenta a segurança e acalma o bebê, favorece o emagrecimento da mãe, previne câncer de mama, entre outros benefícios.