Campanha de vacinação contra a gripe e o sarampo começam na segunda-feira

Em Mafra, a meta é vacinar 90% do público-alvo contra a gripe e 95% contra o sarampo.

Foto: Divulgação

 

 

Mafra inicia na próxima segunda-feira (4) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo. As campanhas vão até 3 de junho e o Dia D está previsto para 30 de abril.

 

As vacinas estarão disponíveis nas unidades de saúde da família que possuem salas de vacinação. AS ESFs atendem de segunda à sexta-feira das 7 às 16 horas. Para se vacinar, é necessário apresentar a carteirinha de vacinação.

 

Para a campanha de vacinação contra a gripe, a meta é imunizar 90% do público-alvo e para o sarampo, a meta é atingir a cobertura vacinal de 95%.

 

Gripe

A campanha contra a influenza será dividida em duas etapas este ano, conforme calendário nacional de vacinação.

 

A primeira etapa ocorre entre 4 a 30 de abril para idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. A segunda etapa será de 2 de maio até 3 de junho e abrange crianças acima de 6 meses e menores de 5 anos; gestantes e puérperas; indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento e forças armadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

 

Sarampo

A campanha contra o sarampo vai vacinar crianças até 5 anos e trabalhadores da saúde. Pessoas que fazem parte desses grupos, e que também serão imunizadas contra a gripe, devem procurar uma unidade de saúde para tomar uma dose da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, independentemente da situação vacinal.

 

A vacinação contra o sarampo também será realizada em duas etapas, seguindo o mesmo calendário da vacinação contra a gripe. Na primeira etapa a vacinação é para os trabalhadores da saúde e a segunda etapa para crianças acima de 6 meses e menores de 5 anos.