Candidata à presidência da OAB/SC, Vivian de Gann, apresenta propostas em Mafra

Chapa encabeçada por Vivian terá como representante mafrense, a advogada Simone Marques.

Vivian de Gann é candidata à presidência da OAB/SC pela chapa 2. Foto: Douglas Dias

 

 

A candidata à presidência da OAB/SC pela chapa 2, Vivian de Gann, esteve em Mafra nesta quarta-feira (3) para ouvir os advogados da região e apresentar suas propostas.

 

Vivian tem 37 anos, é advogada na área de Relações do Trabalho e professora universitária. A candidata faz parte da chapa de oposição à atual diretoria da OAB e defende uma Ordem mais plural, com maior participação feminina e valorização dos pequenos escritórios.

 

A advogada fez parte do movimento “OAB com a Sua Cara” entre julho e agosto. O grupo defendia uma renovação na diretoria da entidade e escolheu Vivian para estar à frente da chapa. “Queríamos uma candidata, porque em 88 anos de OAB, nunca tivemos uma presidente mulher em Santa Catarina. Através de uma pesquisa de opinião entre os membros, chegaram no meu nome e eu aceitei com muito gosto representá-los”, conta.

 

Segundo Vivian, o lançamento da chapa movimentou as estruturas da OAB, pois até então não havia previsão para uma nova via. “Foi uma surpresa para todos, ainda mais porque nossa chapa é composta por pessoas que nunca concorreram a cargos eletivos e que não têm o menor interesse em reeleição. Isso, inclusive é uma de nossas propostas. Criar um regulamento para que na OAB não exista reeleição a cargos de direção”, explica.

 

A candidata afirmou ainda que se eleita, sua chapa vai trabalhar por uma política institucional e não partidária. “Não temos a obrigação de ter um posicionamento político, somos independentes. E isso não foi mostrado na atual gestão. Um presidente que partidariza a gestão não representa a classe na integridade e não consegue buscar soluções para todos os lados. Temos que voltar a ser a OAB que lutava pelo Diretas Já, que tinha importância social e para que isso aconteça, precisamos de isenção partidária”, afirma.

 

Impugnação da chapa

Nesta terça-feira (2), a chapa concorrente, encabeçada pela advogada Cláudia Prudêncio pediu a impugnação da chapa liderada por Vivian, alegando excesso de candidatas mulheres. A advogada que lidera a chapa 2 afirmou que vai recorrer o pedido e alegou que não há sentido em impugnar as candidaturas, se o objetivo é ter mais inclusão feminina na entidade.

 

“A candidata Cláudia Prudêncio nos impugnou, porque nós temos mais de 50% de mulheres na chapa. A política inclusiva, segundo o entendimento do próprio STF, aponta apenas o patamar mínimo que deve ser seguido. Sempre houve mais homens que mulheres nas chapas e nunca houve uma impugnação por isso. É triste que uma mulher tente impedir outras mulheres de participarem da entidade”, concluiu.

 

Representatividade em Mafra

Dentro da chapa 2, liderada por Vivian, a advogada mafrense Simone dos Reis Bieleski Marques concorre ao cargo de conselheira estadual suplente da seccional de Santa Catarina. Segundo Simone, os advogados do interior precisam assumir seus espaços e mostrar que a advocacia catarinense está unida em prol de suas prerrogativas. “Queremos mostrar que o papel da OAB é fortalecer a classe, para que ela possa lutar por seus direitos e pelos direitos de seus clientes. A OAB fortalece essa nobre missão da advocacia”, ressalta.

 

Simone dos Reis Bieleski Marques concorre ao cargo de conselheira estadual suplente da seccional. Foto: Douglas Dias

 

Sobre a composição da chapa ser majoritariamente feminina, Simone reafirmou a importância de criar uma entidade e uma sociedade mais inclusiva, com paridade entre os gêneros. “Eu acredito que o preenchimento dos espaços públicos pela mulher está crescendo a cada dia. É um processo histórico que está em evolução. Hoje já temos duas candidatas à presidência da OAB e acredito, que muito em breve, encontraremos um equilíbrio”, finalizou.

 

A eleição em Santa Catarina está prevista para 25 de novembro com votação de maneira híbrida, de forma presencial e online. Além de Vivian de Gann, concorrem ao cargo de presidente, os advogados Hélio Brasil, Gabriel Kazapi e Cláudia Prudêncio.