Católicos e evangélicos se unem para celebrar oração pela unidade cristã

Encontro ecumênico de oração pela unidade dos cristãos acontece no dia 1° de junho no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Mafra.

Foto: Douglas Dias

 

 

Acontece no dia 1° de junho no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Mafra, às 19h30, um encontro ecumênico de oração pela unidade dos cristãos. A ação reúne igrejas cristãs de Riomafra, e é coordenada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic).

 

O tema do evento será “Vimos o seu astro no oriente e viemos prestar-lhe homenagem” e busca unir as religiões cristãs e fortalecer o espírito de comunhão.

 

Em Riomafra, a ação será coordenada pelo diácono do Santuário Nossa Senhora Aparecida, Dorvalino Alves da Silva e pelo pastor da Comunidade Luterana, Jairo Menezes.

 

“O objetivo do encontro é enfatizar aquilo que nos une como cristãos, sejam católicos ou evangélicos, e não o que nos divide. Esse evento é uma oportunidade de darmos um testemunho da fé que nos une à Jesus Cristo”, disse o pastor Jairo.

 

Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã é celebrada mundialmente desde 1908.

 

De acordo com o diácono Dorvalino, o evento celebra o ecumenismo e toda a celebração é elaborada para enfatizar aspectos comuns entre as igrejas participantes.

 

Para Jairo, o ecumenismo é um processo de busca pela união, mas ainda enfrenta resistência por parte de alguns fieis. “As pessoas não percebem que nossas vidas são ecumênicas e que convivemos diariamente com pessoas de diversas denominações cristãs. A proposta do ecumenismo é combater as diferenças e aproximar aqueles que professam a mesma fé em Jesus Cristo, seja por meio de celebrações, ações sociais e outros movimentos”, pontuou.

 

Acompanhe a entrevista completa com o diácono Dorvalino Alves da Silva e o pastor Jairo Menezes: