Conheça o atleta que fez de Mafra referência na prática do estilingue

O mafrense José Carlos Wegrzinoski desenvolveu modelos exclusivos de estilingues que se popularizam pelo mundo.

Ele transformou Mafra em uma referência internacional entre os atletas profissionais do estilingue. José Carlos Wegrzinoski fez da paixão de criança uma arte e vem contribuindo para o reconhecimento internacional do esporte que cada vez ganha mais adeptos.

Conhecido como Senhor do Estilingue através das redes sociais, o atleta mafrense conta que há cerca de 8 anos se sentiu inspirado pela provocação do norte-americano Bill Hays, que trazia versões inovadoras do estilingue em vídeo. Foi então que ele começou a desenvolver modelos próprios do brinquedo e atualmente conta com quase 30 mil inscritos em seu canal no Youtube.

Em suas redes sociais, ele demonstra técnicas da prática esportiva e a evolução dos diversos modelos criados por ele. José Carlos já foi responsável pelo desenvolvimento de seis diferentes tipos de atiradeira, como o modelo de disparo em “L”, o modelo de bolso, o alce e o pêndulo. Mas certamente suas preferências são o modelo GMEE e o Brasil. O GMEE é um estilingue produzido pelo atleta especialmente em homenagem à Mafra e tem em seu design a marca proeminente da letra “M”. “O nome foi escolhido em homenagem ao Grupo Mafrense de Estilingue Esportivo, que já conta com diversos atletas amadores e profissionais”, observa.

Já o estilingue Brasil é a versão que definitivamente colocou o município no mapa da prática esportiva. Segundo o desenvolvedor, ele representa a evolução de todos os modelos reconhecidos no mundo. “A pegada foi desenvolvida tendo como base a setra chinesa, a haste baseada no modelo espanhol e a plataforma foi totalmente redesenhada para se adaptar ao atleta, o que é a verdadeira inovação da peça”, explica. José já produziu mais de 680 estilingues artesanais, que foram enviados para diversas cidades brasileiras e países como Portugal, Alemanha e Paraguai. Já a versão em “L”, produzida em escala industrial, chegou a casa de milhares de brasileiros.

Profissionalização

Para o mafrense, o projeto de lei 47/2019 aprovado no último dia 19 na Câmara Municipal e que reconhece o estilingue como esporte em Mafra é o reconhecimento de um trabalho que há anos agrega admiradores, amadores e profissionais. “A lei nos dá respaldo para que possamos ampliar os grupos de aprendizado e para que os praticantes possam ser reconhecidos através da atividade associativa”, explica. A partir da regulamentação, os praticantes serão identificados através de carteirinha da associação, o que garante tanto o porte do equipamento quanto o compromisso com a prática saudável e ambientalmente sustentável do esporte.

Segundo o Senhor do estilingue, atualmente há mais de 100 atletas amadores na região e apenas 4 competidores profissionais brasileiros. Dentre eles, José Carlos e Jefferson da Luz representam Santa Catarina. Em 2019, eles foramcampeões da modalidade equipe no XVIII Campeonato de San Augustin, na Espanha e conquistaram premiações em outras competições realizadas no país europeu. Já no torneio mundial da China, o mafrense não pôde comparecer, mas a equipe dos brasileiros conquistou o 3º lugar após competir com 508 atletas.

“Os brasileiros são reconhecidos como excelentes atiradores”, argumenta José Carlos, que ressalta o papel da atiradeira também como instrumento de lazer familiar. Ele conta que, desde o início do isolamento social, muitos pais adquirem um estilingue para tirar os filhos da frente do celular. “E a vantagem é que a criança nunca se esquece de um dia de brincadeiras de tiro ao alvo com os pais, esse convívio fica pra sempre na memória”, garante.

José Carlos explica que é possível manusear um estilingue a partir dos cinco anos de idade. “Os iniciantes geralmente treinam com alvos ou latinhas posicionadas a 5 metros de distância, podendo chegar a 10 metros nas categorias profissionais”, observa. O Grupo Mafrense de Estilingue Esportivo realiza duas competições anuais em Mafra e outros campeonatos beneficentes, onde os participantes arrecadam brinquedos, alimentos e donativos para pessoas carentes.