Contribuinte pode doar parte do Imposto de Renda para fundos de auxílio em Mafra

Pessoas físicas podem doar até 6% do que pagarão à Receita Federal.

Foto: Divulgação

 

 

Os contribuintes de Mafra poderão doar parte do Imposto de Renda para fundos que atendem crianças, adolescentes e idosos no município. A contribuição é voluntária e auxilia projetos que buscam o desenvolvimento humano e a melhoria da qualidade de vida destes grupos.

 

Como doar?

Pessoas físicas podem doar até 6% dos seus impostos, sendo 3% para os fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e 3% aos fundos do Idoso. Caso queira, o contribuinte poderá doar mais, porém o valor não poderá ser deduzido do imposto a pagar. A doação não interfere em outras deduções da declaração e não gera custos adicionais para o contribuinte.

 

A ficha a ser preenchida é “Doações Diretamente na Declaração”, na qual deve-se informar a quantia a ser destinada e o tipo de fundo escolhido. É possível escolher para qual dos dois fundos vai a doação e a esfera de atuação – nacional, estadual ou municipal.

 

Para quem desejar beneficiar os grupos de Mafra, deve escolher a opção municipal. A secretária de Assistência Social, Danielle Kondlastch, explica que a partir deste ano, o contribuinte poderá destinar parte do valor para o Fundo Municipal do Idoso. Até o ano passado, era possível doar apenas para o FIA (Fundo para Infância e Adolescência).

 

Depois de escolher o modelo completo da declaração, o sistema emitirá um Documento de Arrecadação da Receita Federal (Darf), que deverá ser pago até o último dia de entrega da declaração, sem parcelamento.

 

Veja onde Mafra já utilizou recursos dessas contribuições:

– Projeto de qualificação profissional para alunos da Escola Monteiro Lobato;

– Projeto de informática educativa para alunos da Escola Monteiro Lobato;

– Acampamento Moriah e palestras na área da saúde;

– Projetos de reforço escolar;

– Projeto de capacitação para jovens autistas em parceria com a Apae;

– Projeto de musicalização e canto na Associação Comunitária Vilanovense.