Disque denúncia mafrense atendeu 78 casos de aglomerações em 15 dias

Em seis casos denunciados, pacientes com Covid-19 furaram a quarentena obrigatória

Desde o dia 3 de julho, os mafrenses podem ajudar no cumprimento dos decretos estaduais e municipais que impedem a realização de festas e aglomerações. Após a implantação do disque denúncia, ferramenta criada pela Saúde municipal para auxiliar no atendimento de situações de descumprimento das medidas de proteção à Covid-19, 78 atendimentos foram realizados pela vigilância sanitária em conjunto com a Polícia Militar.

De acordo com dados apurados até o ultimo domingo (19), 52% das denúncias realizadas se referem à realização de festas em residências. Foram 41 casos que envolveram as chamadas festas clandestinas.

Além das aglomerações em casa, as equipes atenderam ainda denúncias relativas a quatro partidas de futebol, dois rodeios, cinco aglomerações em praças públicas e ainda situações envolvendo reunião de pessoas em supermercados (4), lojas de conveniências (5), bares (10) e academia (1).

Um dado que chama a atenção, no entanto, é o atendimento a seis situações em que pessoas com diagnóstico positivo de coronavírus desrespeitaram o isolamento social. O descumprimento da quarentena por pacientes com Covid-19 envolveu 8% dos casos atendidos pelas equipes da saúde.

Segundo dados fornecidos pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Mafra, a maior parte das denúncias acontecem durante os finais de semana. De acordo com o decreto municipal vigente (4347/20), as penalidades para quem não cumpre com as medidas de isolamento social são advertência, multa e em caso de se tratar de comércio, poderá também haver interdição do estabelecimento por 10 dias ou ainda a cassação do alvará de licença.

Para denunciar festas, aglomerações e outras situações de descumprimento das medidas de prevenção à Covid-19, o cidadão deve entrar em contato com o disque denúncia via whatsapp, através do fone (047) 98402-8765.