Ecobarreira: voluntários se unem para retirar lixo do rio da Lança

Projeto existe há três anos e em 2021, retirou cerca de 240 quilos de lixo do rio.

 

 

O projeto “Ecobarreira Riomafra” promove a limpeza do rio da Lança, em Mafra, há cerca de três anos. O grupo, que conta atualmente com 10 voluntários, se reúne durante os fins de semana para recolher o lixo preso na barreira ecológica instalada no rio.

 

A estrutura utiliza uma rede e galões descartáveis que impedem a passagem dos resíduos. Segundo o voluntário, Jefferson Grossl, somente em 2021, o grupo retirou aproximadamente 240 quilos de lixo das margens do rio.

 

“Cerca de 90% do que retiramos é plástico, isopor e vidro, mas já encontramos televisão, guarda-roupa, brinquedos e até animais mortos. Isso mostra que falta muita consciência da população”, disse.

 

Ainda de acordo com Jefferson, o grupo carece do apoio de voluntários e da doação de materiais para a construção de novas barreiras ecológicas. “Pretendemos expandir o projeto para outros pontos do rio da Lança e outros rios do município, mas para isso, precisamos do apoio de novos voluntários. Sabemos que é impossível acabar com o problema do rio da Lança, mas o pouco que fazemos, sem dúvida trará um impacto positivo para o meio ambiente”, concluiu.

 

Para se tornar um voluntário, entre em contato com os voluntários do projeto, pelo Instagram ou pelo Facebook.

 

Foto: Divulgação

 

Foto: Divulgação

 

Foto: Divulgação