Em Mafra, secretário de Desenvolvimento Econômico de SC apresenta índices e projetos para a região

Durante a visita, Luciano Buligon destacou os avanços da economia catarinense em 2021 e conheceu as principais demandas da região da Amplanorte.

Foto: Douglas Dias

 

 

Para apresentar índices econômicos, programas e projetos de incentivo coordenados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina (SDE), o secretário Luciano Buligon participou de uma reunião em Mafra com os prefeitos que integram a região da Amplanorte.

 

Durante a visita, o secretário destacou os avanços da economia catarinense em 2021 e conheceu as principais demandas da região.

 

Segundo Buligon, Santa Catarina teve o menor índice de desemprego do país, totalizando mais de 167 mil vagas somente no último ano. Estes números se refletem no PIB do Estado, que atingiu a marca de 9,8%, enquanto a projeção nacional ficou em torno de 3,8%.

 

Além disso, Santa Catarina registrou bons índices no setor de serviços, comércio e indústria. “Esse crescimento econômico, mesmo durante a pandemia, mostrou o quanto nosso estado segue em constante desenvolvimento. Esses números nos desafiam ainda mais para 2022 e estamos unindo esforços para garantir mais recursos e investimentos para todas as regiões”, declarou.

 

O secretário destacou que 2022 será focado na ampliação do Plano 1000. Pelo programa, os municípios catarinenses recebem recursos equivalentes a R$ 1 mil por habitante. Para calcular quanto cada cidade terá direito a receber, o Governo do Estado leva em conta as estimativas habitacionais mais recentes fornecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Além disso, outras metas previstas são obras de infraestrutura em portos e rodovias, a ampliação da oferta de gás natural com a construção do Terminal Gás Sul na Baía de Babitonga; e a aplicação de recursos em universidades para garantir a qualificação profissional da população.

 

Agilidade na abertura de empresas

Durante a passagem por Mafra, Buligon parabenizou o prefeito Emerson Maas, pela celeridade no processo de abertura de empresas. Segundo o Mapa de Empresas do Governo Federal, Mafra registrou o tempo médio de 4 horas e 4 minutos e se tornou o município mais rápido do Brasil a abrir uma empresa.

 

“Esse título é a cara desta gestão. O prefeito Emerson sempre teve um foco voltado para o desenvolvimento econômico e para o empreendedorismo. É disso que precisamos para avançar: investir na desburocratização de processos e facilitar o acesso do empreendedor”, pontuou.

 

Sobre as demandas dos prefeitos, Buligon afirmou que vai buscar recursos e estratégias junto ao Governo de Santa Catarina para desenvolver ainda mais a região da Amplanorte. “Sabemos que a região tem muito potencial e que está estrategicamente próxima de rodovias federais e de cidades importantes como Curitiba e Joinville. Por todos os seus fatores econômicos, a região merece a devida a atenção e a aplicação de recursos que garantam seu desenvolvimento”, concluiu.