Empreendedores rurais participam de programa de formação em Mafra

O programa Empretec Rural é pioneiro em Santa Catarina e surgiu da necessidade do produtor em investir em inovação e tecnologia.

Foto: Prefeitura Municipal de Mafra

 

 

Mafra recebeu o programa Empretec Rural, que através de um seminário intensivo, promove a formação e treinamento de agricultores, com foco no desenvolvimento do indivíduo e não no negócio.

 

No Brasil, o programa é desenvolvido pelo Sebrae e tem como objetivo despertar nos agricultores uma iniciativa própria de empreendedorismo. Em Mafra, a primeira turma é formada basicamente por produtores de leite, suínos, aves e soja.

 

“A meta do Empretec Rural é fazer com que os empreendedores do campo consigam gerir suas propriedades com maior eficiência, trazendo melhores resultados, aumentando a lucratividade e aproveitando de forma eficaz os acessos a mercados que existem na região”, explica Celso Orlando Pirmann, gestor de projetos do Sebrae/SC.

 

Ao concluir a formação, que dura seis dias, os empreendedores deverão apresentar mudanças significativas de atuação. “No caso do homem do campo, essa transformação pode ser observada principalmente na forma como ele passa a olhar seu espaço ou negócio. Ele começa a analisar de maneira bastante consciente seus futuros investimentos, criando a perspectiva de resultados. Definitivamente o Empretec Rural veio para inovar a maneira de fazer a gestão da propriedade e do agronegócio”, enfatiza Jaime Dias Júnior, gerente Regional do Sebrae/SC.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cidadania de Mafra, João Lázaro Lelis Ferreira, que também já participou de um treinamento do Empretec, explica que a realidade rural da região é muito heterogênea e muitos produtores ainda não tem proximidade com novas tecnologias. “Hoje, a agricultura familiar de Mafra, não tem acesso a capacitação. Então, a participação deste setor na metodologia do Empretec é de suma importância” finaliza.

 

O treinamento em Mafra estende-se até o próximo sábado (30), e outras versões do Empretec Rural já estão previstas.