Escolas retomam aulas 100% presenciais em Mafra

Ambientes passaram por adequações para a volta segura de alunos e professores.

Foto: Riomafra Mix

 

 

A rede municipal de ensino de Mafra retomou as aulas no modo presencial nesta segunda-feira (23), seguindo o que preconiza o decreto estadual 1408/2021.

 

Segundo a secretária de Educação, Jamine Henning, os ambientes escolares passaram por adequações para a volta segura de alunos, professores e de toda a comunidade escolar. Além disso, todos os professores e profissionais da Educação receberam a segunda dose da vacina contra a covid-19 antes do retorno.

 

As escolas estão seguindo todas as normativas sanitárias, como distanciamento mínimo de um metro entre alunos nas salas de aula, ventilação natural e sanitização dos ambientes, uso de máscara obrigatório e higienização das mãos.

 

Segundo as gestoras do Centro de Educação do Município de Mafra (CEMMA), Marilei Coutinho e Viviane Cardoso, o retorno foi especial, pois os alunos puderam reencontrar os amigos e reviver o convívio com alunos e professores.

 

“Eles foram orientados a conter abraços e manter o distanciamento. Ainda assim, foi importante ter esse contato. A falta do convívio em sala de aula estava prejudicando o emocional de muitos alunos”, disseram as diretoras.

 

Foto: Riomafra Mix

 

Grupos de risco

Apesar do retorno presencial, as crianças e adolescentes que se enquadram no grupo de risco para a covid-19, ainda podem exercer as atividades de forma remota, como nos casos de gestantes e puérperas, pessoas com obesidade, asma, doença congênita genética ou autoimune, neoplasias, hemoglobinopatia grave, doenças cardiovasculares, neurológicas crônicas e diabetes.

 

Os pais ou responsáveis deverão apresentar na escola documento médico atestando que o estudante se enquadre em alguma destas condições.