GIRO e Amadev assinam termo de colaboração com a prefeitura de Mafra

Município vai destinar recursos para ajudar entidades no custeio de despesas.

Foto: Robson Komochena

 

 

O Grupo de Integração Riomafrense de Oncologia (GIRO) e a Associação Mafrense de Deficientes Visuais (Amadev) assinaram nesta semana um termo de colaboração com a prefeitura de Mafra.

 

Através da parceria, as organizações poderão atuar no acompanhamento de pessoas portadores de neoplasias malignas e deficientes visuais.

 

Até o final do ano, o município repassará às entidades, valores para custear as despesas da ação. Para o GIRO, serão transferidos R$ 90 mil e para a Amadev, R$ 25 mil em recursos. As entidades foram contempladas por meio de um processo de chamamento público e precisaram apresentar um plano de trabalho que deverá ser seguido no período de vigência do termo.

 

GIRO

O GIRO é uma associação criada em janeiro de 2007, com a finalidade de dar assistência a pacientes com diagnóstico de câncer. Além de prestar auxílio em alimentação, vestuário e medicamentos aos pacientes de baixa renda, os voluntários do grupo também trabalham em atividades de orientação e prevenção ao câncer. Atualmente, a entidade auxilia mais de 200 pacientes oncológicos e se mantém com a ajuda de doações.

 

Amadev

A Amadev auxilia e orienta pessoas com baixa visão, deficientes visuais totais e com visão monocular. A entidade também presta atendimento aos familiares e realiza várias ações com a comunidade. Para os associados, a entidade presta orientação em mobilidade (uso da bengala), oferece aulas de braile (escrita e leitura para o cego), biblioteca em braile e livros falados, aulas de artesanato e jogo de bocha.