Infestação de carrapatos preocupa moradores do Amola Flecha, em Mafra
Moradores acreditam que a infestação ocorreu por conta dos animais de rua que transitam pelo bairro.
Uma infestação de carrapatos está preocupando moradores do Conjunto Habitacional Santa Terezinha II, no bairro Amola Flecha, em Mafra.
O aparecimento do parasita teve início há cerca de dois meses e os moradores afirmam que a infestação se deve principalmente aos animais de rua, abandonados e sem higiene, que transitam pelo bairro.
O cuidado com os carrapatos é necessário porque podem transmitir doenças para animais e humanos, causando alergias e até a morte.
Segundo a moradora Cristiele Rodrigues, os carrapatos estão aparecendo com cada vez mais frequência dentro de casa e atingindo animais de estimação de alguns vizinhos. “Eu preciso lavar o chão e limpar o pátio e a casa todos os dias para evitar a proliferação. Tenho um bebê de seis meses e uma filha de dois anos e fico com muito medo de deixá-la brincar do lado de fora de casa”, disse.
Em contato com a prefeitura, a assessoria informou que o caso ainda não foi reportado e que precisa ser feito na Vigilância Sanitária de Mafra. Em situações como esta, uma equipe técnica se desloca até o local para identificar os focos e verificar o nível de infestação para que as medidas de controle sejam tomadas.
Dependendo do caso, os profissionais dedetizam a área e removem o hospedeiro, monitorando a região e prevenindo a infestação dos animais.
Cada fêmea de carrapato desova cerca de 3 mil ovos e a umidade dessa época do ano favorece sua eclosão. O tipo mais comum de carrapato encontrado no município costuma atingir mais aves, cães e gatos. Ele não causa tantos riscos à saúde de animais e humanos como o carrapato-estrela, hospedeiro de bactérias causadoras de infecções como a febre maculosa. No entanto, o controle do parasita é necessário.
“Esperamos que uma ação seja tomada urgentemente em relação aos cachorros de rua e que esta situação seja controlada. É uma questão de saúde pública”, afirmou Cristiele.
Casos de denúncias sobre infestações devem ser feitos para a Vigilância Sanitária de Mafra, pelo telefone (47) 3642-8708.