Lutadora mafrense conquista espaço e se destaca no MMA e jiu-jitsu

A atleta fará seu terceiro desafio no MMA neste sábado, no Adventure Fighter Tournament, que acontece em Mafra.

Fotos: Divulgação

 

 

Com apenas 24 anos, a atleta Thalia Sampaio está fazendo história e conquistando seu espaço no mundo das lutas.

 

Natural de Mafra, Thalia atualmente mora em Curitiba, é formada em Educação Física e também atua como professora de dança.

 

A atleta luta na categoria peso mosca do MMA (Mixed Martial Arts), um conjunto de artes marciais, podendo ter golpes em pé ou luta de chão, além de também disputar campeonatos de jiu-jitsu.

 

Ela começou os treinos há quatro anos, e na época, o propósito não era lutar profissionalmente. “Comecei a treinar muay thai em 2018, mas com o objetivo de emagrecer e fazer algo que me ajudasse a controlar a ansiedade. Aí depois comecei jiu jitsu e MMA. Mas comecei a lutar profissionalmente mesmo ano passado”.

 

 

Competitiva e envolvida com esportes, Thalia também já jogou futsal e handebol. “Quando comecei a treinar modalidades de lutas, logo tiver vontade de me desafiar mais. Adorava assistir lutas de MMA e admirava as mulheres lutando ali, queria ser como elas”, comenta.

 

A atleta fala que sua inspiração foi ver mulheres lutando em um esporte que antes era mais restrito ao público masculino. “Eu achava o máximo mulheres dando show no octógono, eu queria ser como elas. Meus treinadores sempre falavam que eu deveria treinar para lutar, então decidi tentar e ver se eu gostava disso. Foi aí que eu me apaixonei pela luta e hoje faço parte de uma equipe muito boa de Curitiba, com várias atletas que são minha inspiração”.

 

A lutadora estreou profissionalmente em 2021, lembra do desafio que enfrentou e do apoio fundamental que recebeu da família. “Lutei com uma menina muito experiente e machuquei muito meu rosto. Teve várias pessoas que criticaram, que falaram pra eu desistir, inclusive parentes e amigos. A minha família sempre me apoio e me incentivou, minha mãe e meus irmãos são meus maiores apoiadores, eles assistiram todo o processo de perto, me apoiaram demais a seguir em frente e a continuar buscando meu sonho”, contou emocionada.

 

 

Luta em Mafra

Pelo MMA, Thalia já fez duas lutas e neste sábado (9), terá em Mafra seu terceiro desafio no Adventure Fighter Tournament, que acontece a partir das 19h30, no Ginásio Zeppelin. “Confesso que nunca imaginei que isso poderia acontecer, porque nunca teve um evento de MMA em Mafra. Mas várias vezes pensei em como queria poder lutar na minha cidade. Era um sonho e agora vai se tornar realidade”.

 

“Estou muito feliz mesmo com a oportunidade de lutar na minha cidade. Estou me dedicando muito a isso, e acho que significa mostrar um pouco do trabalho que venho fazendo com a minha equipe, oportunidade de família e amigos me verem de perto e o povo riomafrense conhecer atletas da sua cidade que estão nesse meio. Não é sobre pancadaria, é sobre desafios, disciplina, respeito. Quem assiste um evento de luta,  muda totalmente a visão”, concluiu.