Mafra inicia projeto para construção de nova marca da cidade

Projeto busca fortalecer a identidade da cidade a partir do envolvimento colaborativo e da participação de diferentes atores da sociedade.

Foto: Divulgação

 

 

Com a missão de unir iniciativas de valorização da cidade, a prefeitura de Mafra, por meio do programa Cidade Empreendedora do Sebrae, deu início a primeira fase do projeto que vai criar uma nova identidade para Mafra.

 

A primeira etapa conta a participação de associações de moradores, sociedade civil, vereadores e empresários que vão criar uma metodologia que busca fortalecer a identidade da cidade a partir do envolvimento colaborativo e da participação de diferentes atores da sociedade.

 

O método utilizado para a criação da marca será o place branding, uma estratégia para segmentar e mostrar os diferenciais da cidade, potencializar as singularidades do local e atrair turistas e investimentos.

 

A partir desse processo, é possível reforçar as características de um destino, assim como suas vantagens, atrações e demais razões capazes de estimular o turismo.

 

O prefeito Emerson Maas esteve presente na abertura e explicou a finalidade do trabalho. “A marca da cidade independe da prefeitura e da gestão. Ela vai servir para identificar o perfil do município. Portanto, a construção da marca é um processo que envolve sentimentos, visando à construção de um conceito visual e verbal capaz de fortalecer o posicionamento da cidade e ressaltar o que Mafra tem de melhor”, enfatizou Maas.

 

Construção da marca

Com data prevista para conclusão dos trabalhos em 8 de dezembro e lançamento da marca para início de 2022, o projeto possui quatro fases de atuação. A condução e aplicação da metodologia fica sob a responsabilidade do Instituto de Design, Inovação e Tecnologia (IDIT). De acordo com Gisela Simas do IDIT, o grupo de trabalho seguirá a metodologia proposta e dará início ao processo de co-criação da marca da cidade e suas respectivas estratégias de comunicação e posicionamento para Mafra.

 

Durante o processo, será feito um mapeamento do público-alvo da ação, das estratégias mercadológicas e de território e a criação de um conceito visual e verbal da marca.

 

Para o secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cidadania, João Lázaro Lelis Ferreira, este trabalho vai levantar a autoestima de Mafra e abraçar todos os segmentos da cidade, despertando à população um sentimento de orgulho e pertencimento.

 

Para participar da construção da marca, entre em contato com a Secretaria de Governo, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cidadania pelo telefone (47) 3642-0488 ou pelo e-mail: [email protected].